A manhã desta quinta-feira (05) foi marcada pela realização da última reunião do ano do Colegiado de Assistência Social da Amunesc. Na ocasião foi feito o balanço das atividades realizadas em 2019 e elaborado planejamento para as ações e capacitações a serem executadas em 2020.
Um dos assuntos abordados na reunião repercutiu as campanhas pela não-violência contra a mulher, intensificadas nos meses de novembro e dezembro devido à instituição, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), do dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e devido também à Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o dia 06 de dezembro como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
No encontro foram apresentados ainda os dados de atendimentos de mulheres vítimas de crimes de violência doméstica feitos pela Polícia Militar e pela Assistência Social nos municípios da região. Até o dia 27 a Polícia Militar de Santa Catarina já havia registrado cinco feminicídios, sendo três deles em Joinville, um em Rio Negrinho e um em São Bento do Sul. A assessora de assistência social da Amunesc, Evelise Maria Junkes Buzzi, destacou a importância do fortalecimento dos equipamentos da Assistência e do preparo dos profissionais envolvidos para acolher as vítimas.
Como nas demais reuniões do colegiado, coordenadas pela secretária de Assistência Social de Balneário Barra do Sul, Mery Michels, também ocorreu o repasse de informações sobre a reuniões da Câmara Técnica Intergestora Bipartite (CIB) / Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas).