A Amunesc entregou, na manhã desta segunda-feira (16), o projeto arquitetônico do Mercado Municipal de Itapoá. A entrega foi feita pelo secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, ao prefeito, Marlon Roberto Neuber, e contou com apresentação feita pela arquiteta e urbanista Nathalia de Souza Zattar e pela engenheira civil Fabíola Barbi de Almeida Constante.
“Nós temos convicção que o Mercado vai funcionar como um centro de convívio em Itapoá, que ainda não tem algo dessa natureza, e vai reunir três segmentos econômicos que são históricos para a cidade, que são os pescadores, os agricultores e os artesãos. Esse Mercado vai fazer com que esses três grupos tenham um local adequado de venda de seus produtos, porque neste momento não há nenhum”, afirmou o prefeito.
Para Tufi, a execução deste projeto trará impacto econômico positivo para a cidade: “Estamos falando de um Mercado que, além de abrigar artesãos, pescadores e agricultores e gerar emprego e renda diretamente para aqueles que trabalharem com ele, também tem um potencial enorme de aumentar o capital turístico da cidade. Itapoá merecia um espaço assim”, declarou o secretário-executivo.
A reunião contou ainda com a presença do Vice-Prefeito do município, Carlos Henrique Pedriali Nobrega, e do Secretário de Agricultura e Pesca, Jonecir Soares. Para o Secretário, “este vai ser um marco para a cidade, um novo ponto de encontro, e o novo cartão postal do município”, disse Jonecir. Segundo ele, a previsão é de que a prefeitura publique o edital de licitação ainda esta semana no Diário Oficial, para proceder com as contratações em janeiro. A obra tem duração estimada de seis meses. Também acompanharam a entrega a Diretora de Cultura, Neusa Lopes, e de representantes da Colônia de Pescadores e da Associação de Artesãs Pedra Que Surge.
A documentação entregue ao prefeito continha ainda os projetos estruturais de concreto armado e metálico, o projeto hidrossanitário, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, os memoriais descritivos com todas as informações referentes aos projetos, além do orçamento e do cronograma físico-financeiro estimativo das obras.
“Os nossos agradecimentos e os parabéns para a Amunesc, para os técnicos e para o pessoal que dirige a Associação. Esse projeto tem um padrão de qualidade extrema, a estética dele ficou muito bonita. Ela vai repaginar toda a cidade, nós estamos falando de uma obra que vai se tornar, com certeza, no dia da inauguração, o melhor ponto turístico da cidade urbana”, concluiu o prefeito Marlon.