You are currently viewing Diretoria de Vigilância Epidemiológica chama a atenção para casos de febre amarela

Diretoria de Vigilância Epidemiológica chama a atenção para casos de febre amarela

  • Post author:
  • Post published:21 de janeiro de 2020
  • Post category:Sem categoria

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) emitiu um comunicado sobre a expansão de casos da febre amarela no Estado desde o ano passado. Neste início de ano, desde o dia primeiro até ontem (20), foram registrados 64 óbitos de primatas com suspeita de febre amarela. De acordo com a DIVE, este cenário indica alta probabilidade da circulação do vírus, bem como sinaliza para a iminente ocorrência de casos humanos. É necessário que a população vá até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima para tomar a vacina contra a febre amarela. 

No momento, as notificações estão concentradas em regiões como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Blumenau, Timbó, mas, como São Francisco do Sul recebe muitos visitantes, é necessário que a população se proteja também. Lembrando que principalmente os moradores que moram perto de matas e sítios, além de profissionais de saúde, funcionários das áreas de agricultura, turismo, meio ambiente, etc, devem ter a vacinação em dia.  

Vacinação

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A única forma de se proteger é através da vacinação. Os macacos não transmitem a doença, mas a morte deles pode indicar a presença do vírus.

Todas as pessoas com mais de nove meses de idade devem receber a dose da vacina. No momento, a cobertura vacinal no Estado está em 84% e o ideal é imunizar ao menos 95% da população dentro do público-alvo, conforme a Dive/SC.

Crianças devem tomar reforço da vacina: mudança no calendário vacinal 

Esquema básico agora:
Dose 1 – com 9 meses
Reforço – 4 anos

Obs: todas as pessoas que tiverem recebido uma dose da vacina antes de completar cinco anos estão indicadas a dose de reforço, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação.

 

Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul