You are currently viewing Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial terá nova sede em Joinville

Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial terá nova sede em Joinville

  • Post author:
  • Post published:4 de março de 2020
  • Post category:Sem categoria

A Amunesc entregou à prefeitura de Joinville o anteprojeto arquitetônico da nova sede do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe). O prédio, de três pavimentos, tem área aproximada de 1.366m² e deverá ser construído na rua Eduardo Krisch, no bairro América, próximo ao Centreventos Cau Hansen. A acessibilidade é garantida em toda a edificação através de rampas e elevador.

A instituição tem 17 anos de história e é referência para todo o país pelo Ministério da Saúde no atendimento à pessoa com deficiência intelectual. Segundo a prefeitura, o Naipe possui cerca de 2.865 pacientes cadastrados, e “atende desde os primeiros dias de vida do bebê ao idoso”.

O projeto da nova sede prevê a construção de 25 consultórios para atendimento médico, odontológico e psicológico, incluindo salas para atendimentos nas áreas de enfermagem, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia, além de sala de reuniões para aproximadamente 70 pessoas e áreas para os funcionários.

O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, destaca o caráter integrativo do projeto: “nossas arquitetas planejaram o espaço de forma a promover a socialização e a conexão entre paciente e familiares através de ambiente acolhedor, proporcionando assim a inclusão social destes pacientes”, afirmou Tufi.

“Foram previstas salas para terapias complementares, contando com uma sala destinada à integração sensorial, uma sala para a realização de oficinas terapêuticas, uma sala de atividades de vida diária buscando aproximação com áreas externas, horta, jardim terapêutico e ambiente para desenvolvimento de psicomotricidade”, destacou a Arquiteta e Urbanista da Associação, Nathalia de Souza Zattar.

Além do atendimento do Naipe, na mesma edificação também será realizado o atendimento do Programa Bebê Precioso, que faz o acompanhamento de crianças em situação de risco oriundos das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de Joinville.