Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (22) por videoconferência, o Colegiado de Educação da Amunesc abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios frente à pandemia do Novo Coronavírus. O Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, acompanhou o encontro e destacou a importância da integração regional: “a população espera que a gente encontre uma solução, e é importante buscarmos essa solução em conjunto”, destacou Tufi.
Entre os desafios encontrados pelas prefeituras está o comprometimento do calendário escolar. Para a coordenadora do colegiado e Secretária de Educação de Garuva, Monise Nagel, as soluções dependem da programação da volta às aulas. “Podemos aumentar a carga horária em 1h por dia mas isso só vai ser eficaz se as aulas voltarem no máximo em junho. Se continuarmos com as aulas suspensas depois disso não temos nenhum cenário que nos permita ter otimismo quanto ao cumprimento do calendário de 2020”, afirmou Monise.
A Secretária de Educação de Balneário Barra do Sul, Margot Janssen Nunes, lembra que “é preciso alinhar com o Governo do Estado como ficará a questão da volta às aulas e o retorno do transporte escolar, o que influencia diretamente na reorganização da carga horária”, declarou. O Colegiado está programando uma reunião para a próxima semana, com participação da assessora em educação da FECAM, Gilmara da Silva, e da coordenadora regional de educação, Dalva Aparecida Moser. A data será divulgada em breve na agenda da Associação.