As prefeituras de Baneário Barra do Sul e Itapoá receberam, da Amunesc, os projetos referentes a duas obras de grande importância para a população local. Em Balneário Barra do Sul, a Rua João Roberto de Borba, no centro, será pavimentada. A área total do projeto é de 1,7 mil m² e inclui a pavimentação da rua em lajota sextavada e a construção de calçadas em concreto armado.
Em Itapoá, será construída a Casa do Agricultor, um espaço planejado para abrigar pequenos agricultores que não têm estrutura para a instalação de sua agroindústria. A edificação contará com cerca de 87m² e terá escritório, área de processamento, área de lavagem, área de embalagem e despensa, além de uma câmara fria para o armazenamento dos produtos. A obra está orçada em aproximadamente R$ 321 mil.
Segundo o prefeito Marlon Neuber, a Casa do Agricultor faz parte de uma série de mecanismos criados para desenvolver a agricultura do município de Itapoá. “A casa do agricultor tem uma importância gigante porque é uma agroindústria para uso comunitário, onde o agricultor pega o produto in natura, manufatura, agrega valor e vende no próprio mercado interno de Itapoá. Isso possibilita ao agricultor ter maior renda, vender mais produtos e também nos leva a ter produtos mais diversificados para a merenda escolar do município, através do PNAE. Além disso, a construção da Casa do Agricultor ainda possibilitará, futuramente, a venda no Mercado Público de Itapoá, que está sendo construído”, afirmou o prefeito.
Para Balneário Barra do Sul foram entregues, além do projeto de pavimentação, os projetos de drenagem e de sinalização, mais o memorial descritivo, o orçamento estimativo e o cronograma físico-financeiro. Para o prefeito Ademar Henrique Borges, esta é uma obra aguardada. “Nós sabemos que a pavimentação melhora muito a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Diminui a poeira, agiliza o deslocamento e melhora a saúde dos nossos barrassulenses”, declarou Ademar.
Para a prefeitura de Itapoá, referentes à Casa do Agricultor, foram entregues os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, de eletricidade e comunicação, além do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), do orçamento estimativo, do cronograma físico-financeiro e dos memoriais descritivos.
O secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, lembra que a Associação está trabalhando normalmente para atender às prefeituras. “Apesar de dividirmos as equipes em dois turnos, para diminuir a concentração de pessoas na sede da Amunesc, continuamos desenvolvendo os projetos e prestando as assessorias aos municípios associados. Assim, tomando tomando todos os cuidados necessários, seguimos contribuindo para a região”, concluiu Tufi.