O Colegiado de Assistência Social da Amunesc realizou, na manhã desta terça-feira (09), mais uma reunião por videoconferência. Secretários dos municípios associados debateram, entre outros temas, a importância da correção na atuação pública.
Para a Assessora de Assistência Social da Amunesc, Evelise Maria Junkes Buzzi, o contexto provocado pela pandemia do Novo Coronavírus exige ainda mais atenção dos gestores. “Estamos em um momento crucial em que agentes públicos estão sendo responsabilizados por suas ações, por isso precisamos lembrar sempre que temos normas, regulamentos e leis muito específicas que norteiam a aplicação de recursos da Assistência. É preciso estar atualizado sempre e saber onde e como podemos atuar dentro dos limites da lei”, afirmou.
Por se tratar de área com atuação primordial no enfrentamento da pandemia, a Assistência Social tem realizado uma série de reuniões e emitido diversas orientações aos municípios, especialmente através da gestão da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Segundo Evelise, esta atuação tem feito a diferença. “A Amunesc tem como principal função fortalecer os municípios e nós estamos sempre à disposição para qualquer dúvida”, concluiu.
A reunião também abordou o cofinanciamento dos recursos da Assistência, os benefícios eventuais, o plano de ação do governo federal e a vigilância socioassistencial. O próximo encontro está agendado para o dia 01 de julho.