You are currently viewing Amunesc realiza mais uma reunião para alinhamento da macrorregional de saúde

Amunesc realiza mais uma reunião para alinhamento da macrorregional de saúde

  • Post author:
  • Post published:15 de junho de 2020
  • Post category:Sem categoria

O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, participou nesta manhã de mais uma reunião com lideranças da macrorregional de saúde das regiões nordeste e planalto norte. Em pauta a articulação da região em torno da Nota Técnica emitida pelo Ministério Público de Santa Catarina em orientação às medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. O encontro foi realizado por videoconferência e contou com a presença dos representantes do governo do estado para a macrorregional de saúde.  

Para Tufi, o alinhamento da região é fundamental. “Vemos que esta Nota Técnica traz para o debate a importância das decisões serem tomadas de forma regionalizada e baseadas em evidências científicas. O MP vai ficar de olho e nossos prefeitos têm que ter consciência disso. Por isso, precisamos de uma ferramenta eficaz para analisar os dados da região e permita observar também a condição de cada município, coisa que hoje a matriz de risco disponibilizada pelo governo do estado não permite”, afirmou.  

Este é o objetivo do GEO-Saúde, um sistema de informações geográficas desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em parceria com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga). A ferramenta é gratuita e será apresentada à Comissão Intergestores Regional (CIR) em reunião ampliada com as duas CIR integrantes da macrorregião de saúde, que será realizada na próxima. Quinta-feira (18).

A Diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnordeste), Ana Maria Groff Jansen, destaca a importância da capacitação dos municípios quanto ao uso dos dados: “precisamos saber quais matrizes vamos usar e conhecer em profundidade a fonte destas informações”, concluiu.

A gerente de gestão estratégica e articulação da rede em saúde de Joinville, Keli Bett, apresentou os parâmetros utilizados por Joinville para a avaliação do quadro relacionado à Covid-19 no município. Os indicadores incluem a análise do percentual de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria destinados para a Covid-19, a aceleração do número de casos confirmados e de óbitos em relação ao período anterior. A atualização é semanal e permite reavaliação constante das liberações ou restrições no município. O modelo será abordado na próxima reunião do grupo, que levantará também as exigências feitas pelo MP.

A divisão macrorregional de saúde do Nordeste e Planalto Norte inclui, além da Amunesc e do Cisnordeste, a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e a Associação de Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), além do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado (Cisamurc). No total, 26 municípios compõem a macrorregional.