Reunidos na manhã desta quarta-feira (16), os gestores do turismo dos municípios da Amunesc discutiram alternativas para o incentivo à retomada do setor no após o pico de Covid-19 registrado na região. Para isso, buscam adesão de empresários do setor ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.
“Os turistas que viajarem agora vão procurar por destinos que se comprometam com a sua segurança e com a segurança de sua família. Restaurantes, bares, hotéis e todos os equipamentos do setor que certifiquem o atendimento às normas com certeza terão vantagem competitiva frente aos demais”, declarou a Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm.
Segundo o Ministério do Turismo, “o selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.” Para a coordenadora do Colegiado de Turismo da Amunesc e gerente de Turismo e Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Juliana Oliveira, o selo é um estímulo: “sabemos que as pessoas depois de tanto tempo em casa só querem uma coisa: viajar, mas sem prejuízo para a sua saúde”, declarou.
Segundo ela, o cenário desafiador que o setor enfrenta desde março aponta que as empresas precisam seguir regras para atendimento ao público. “As pesquisas mostram que os turistas estão buscando momentos de lazer junto a família, mas não abrem mão da segurança sanitária. Daí a importância de os empreendimentos buscarem o selo que sinaliza que aquele espaço está preocupado com os protocolos de saúde. É importante que os empreendimentos turísticos estejam atentos a todos os materiais que estão sendo produzidos para dar suporte à atividade”, concluiu.
Como se inscrever
Ao aderir ao selo, os estabelecimentos se comprometem a seguir as normas de segurança e medidas de prevenção à transmissão do Novo Coronavírus, e recebem um selo para divulgarem em seu espaço. Empresas e guias de turismo interessados em aderir ao selo devem acessar o https://seloresponsavel.turismo.gov.br/ e fazer inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Para os que já possem o cadastro, é necessário mantê-lo atualizado.
União de esforços pela retomada
Esta é apenas uma das iniciativas estimuladas pelos gerentes, diretores e secretários municipais de turismo da região. Com o apoio da Amunesc, outra iniciativa em andamento é o Plano de Retomada Caminho dos Príncipes, apresentado no começo de julho para a comunidade.
O projeto foi elaborado por empresários do setor de turismo, membros de entidades representativas e representantes do Poder Público dos 16 municípios integrantes da Região Turística Catarinense Caminho dos Príncipes. O objetivo é promover ações integradas na região, nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos para a retomada gradativa do setor de turismo, com iniciativas que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazo, a partir do lançamento do plano.