A Amunesc oficializou, nesta semana, o início da assessoria para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) do Alto Rio Turvo, em Campo Alegre. O documento serve de base para a definição do zoneamento e das normas de conservação ambiental. A oficialização aconteceu em reunião por videoconferência e contou também com a presença de representantes do Consórcio Quiriri e de técnicos de municípios vizinhos, além da prefeitura de Campo Alegre, todos parceiros no projeto.
Na reunião foram discutidas as ações iniciais e a importância da integração das entidades para o fortalecimento e a eficiência dos estudos. Houve ainda troca de experiências com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, que se soma ao projeto para auxiliar no grupo de trabalho por já possuir experiência na elaboração de outros Planos de Manejo.
“Nós sabemos da importância desta Área de Preservação porque é ali que estão as nascentes que abastecem os municípios de Campo Alegre e São Bento do Sul. De forma geral, entendemos que o Plano de Manejo fortalece inclusive as demais APAs da região, por isso integramos nossos municípios neste tão importante processo”, declarou a Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm.
Os trabalhos começarão com a definição das atividades dos atores envolvidos de cada instituição parceira. A prefeitura de Campo Alegre deve agora providenciar a elaboração do Termo de Referência e publicar um decreto para iniciar o processo. A próxima reunião acontecerá na próxima terça-feira e contará também com a presença de representantes de universidades da região.
Do corpo técnico da Amunesc integram este grupo de trabalho o analista de projetos Nathan Gomes de Oliveira, a geógrafa Glória Cristiane Campos, a assessora de assistência social Evelise Maria Junkes Buzzi e as arquitetas e urbanistas Tábata Yumi Fujioka e Nathalia de Souza Zattar.