As prefeituras integrantes da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) poderão comemorar, no próximo dia 03 de março, mais uma conquista na área ambiental. Nesta data será realizada a entrega dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), elaborados no decorrer dos últimos dois anos. O evento contará com a participação dos Secretários Municipais de Meio Ambiente, além de autoridades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
Facilitador do Colegiado de Meio Ambiente da Amunesc, o analista de projetos Nathan Gomes de Oliveira destaca a importância do documento para os municípios: “o PMGIRS é um diagnóstico da situação atual e um planejamento para um horizonte de 20 anos sobre a gestão e o gerenciamento dos resíduos que o município pretende realizar. Este plano é condição fundamental para que os municípios tenham acesso aos recursos federais. Por meio dele, os gestores municipais poderão receber ajuda financeira para realizar o manejo adequado dos resíduos sólidos”, declarou Nathan.
Os planos foram elaborados por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Governo do Estado, em conjunto com a Amunesc, através de empresa contratada. O objetivo do documento é propor e atualizar as metas e ações em âmbito local, e incentivar intervenções compartilhadas entre os municípios para a gestão dos resíduos sólidos. A entrega será realizada após a reunião do Colegiado de Meio Ambiente, que também acontecerá online.
SERVIÇO
Reunião do Colegiado de Meio Ambiente
Dia: 03 de março
Hora: 13h30
Link: meet.google.com/qof-rmrp-fah
Entrega dos PMGIRSs
Dia: 03 de março
Hora: 15h
Link: meet.google.com/pxn-jgko-ohv