A região Nordeste catarinense está se preparando para mudar de patamar. Assim que for aprovado, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Joinville – que estende também a criação das Regiões Metropolitanas de Jaraguá do Sul e do Planalto Norte – vai proporcionar um novo marco para o desenvolvimento de todo a nossa macrorregião.
A proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa, tem total apoio dos prefeitos dos nove municípios que abrangem a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). É extremamente necessário o aval dos deputados a formalização desta nova classificação demográfica, que vai proporcionar um planejamento mais integrado das políticas públicas, com o foco mais amplo, pensando no impacto não só para os moradores de cada município, mas também do entorno.
Os desafios vivenciados em cada cidade praticamente são os mesmos. Por isso, é necessária uma ação conjunta dos líderes municipais em articular os planejamentos, principalmente nas áreas de saneamento, turismo, meio-ambiente, infraestrutura e mobilidade para que todos possam encontrar soluções de forma mais ordenada e atendendo uma amplitude maior de beneficiados.
Já temos encaminhamentos neste sentido na área do saneamento básico, mais precisamente na questão da água, que é um bem natural de interesse geral. A Companhia Águas de Joinville, juntamente com o Samae de Jaraguá do Sul estão em sintonia com as necessidades de planejamentos integrados, que vai envolver demais municípios das regiões da Amunesc e Amvali.
Os municípios integrados à Amunesc aprovaram a criação de um consórcio multifinaritário para servir as prefeituras, a fim de buscar recurso na União e Estado para projetos de interesse regional, respeitando as particularidades de cada município.
A Amunesc está mobilizada neste compromisso de avançar de forma cada vez mais integrada, priorizando as articulações político-administrativas voltadas ao ganho regional. É assim que nos tornamos mais organizados e fortes para colocar em prática os planos de desenvolvimento sustentável que todos queremos para a sociedade.
E esta mobilização será coroada com a aprovação do projeto de criação das Regiões Metropolitanas, que será um marco para ao crescimento econômico, ambiental e social de todos os municípios envolvidos. Estamos preparados para essa nova realidade.