A equipe técnica da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) apresentou ao prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, as fases que foram cumpridas e ainda em andamento da atualização do Plano Diretor Municipal.
São Bento do Sul já realizou as audiências públicas nos bairros. Nesta fase foram ouvidas as demandas da sociedade. Também foram realizadas as oficinas temáticas, onde foram apresentadas sugestões para a atualização do documento. O processo agora está na fase de elaboração e apresentação da minuta do plano. Após finalizada esta fase, uma nova audiência pública terá que ser realizada para apresentar as propostas à comunidade.
A Amunesc orienta a Prefeitura a seguir um cronograma de execução do projeto de atualização do Plano Diretor. São oito as fases até que ele esteja pronto. Atualmente, São Bento do Sul está na quinta etapa.
A última delas é mais uma audiência pública, para então o documento final ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para votação. Esta fase está prevista para ocorrer em dezembro deste ano.
Os trabalhos de assessoria prestados pela Amunesc são sob coordenação da arquiteta e urbanista Tabata Yumi Fujioka, com apoio do consultor jurídico, especialista em Direto Urbanístico, Marlon Fernando da Silveira. A secretária executiva Simone Schramm também acompanhou as apresentações.
O Plano Diretor é um importante orientador do desenvolvimento do município, o qual define o ordenamento territorial e como ele deve ser ocupado.
De acordo com o secretário de Planejamento, Cássio Zschoerper, a participação da Amunesc no processo é importante, pois um dos objetivos da entidade é o de garantir a legitimidade de todo o processo até a aprovação da lei do novo Plano Diretor.
O prefeito Antonio Tomazini parabenizou a entidade pelo trabalho, lembrando que se trata de um tema bastante complexo, pois envolve o desenvolvimento de São Bento do Sul para o futuro. “Aproveito para pedir que a nova legislação traga algo inovador ao município, sem grandes entraves ao desenvolvimento, porém, que não seja algo desenfreado”, disse.
*Colaborou equipe de comunicação da Prefeitura de São Bento do Sul