You are currently viewing Integrantes do Conselho da Cidade de Rio Negrinho iniciam capacitação
Capacitação Conselho da Cidade de Rio Negrinho

Integrantes do Conselho da Cidade de Rio Negrinho iniciam capacitação

  • Post author:
  • Post published:19 de agosto de 2021
  • Post category:Sem categoria

A equipe técnica da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) realizou nesta semana a primeira reunião de capacitação dos integrantes do Conselho da Cidade de Rio Negrinho. Eles serão responsáveis pela revisão do Plano Diretor do município.

Essa qualificação foi sobre legislação e o Estatuto da Cidade. Na semana que vem a temática vai envolver as questões urbanísticas.

As atividades fazem parte da terceira etapa do processo de encaminhamento da execução da revisão. O treinamento é coordenado pela arquiteta e urbanista da Amunesc, Tabata Yumi Fujioka, e o consultor jurídico especialista em Direto Urbanístico, Marlon Fernando da Silveira.

Depois de capacitados, os conselheiros vão realizar quatro oficinas técnicas. Esses trabalhos vão resultar na minuta prévia que vai direcionar o novo Plano Diretor.  Os conselheiros têm como objetivo gerenciar o processo de revisão, garantir a efetiva participação da sociedade civil e atuar nas atividades de discussão do conteúdo e construção das propostas, conforme decreto 13.587/2019

A presidente do Conselho da Cidade e secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Márcia Pscheidt, destacou o engajamento dos conselheiros e da equipe técnica da Prefeitura neste processo. “Foi uma explicação em que todos puderam tirar as dúvidas e as informações repassadas foram claras e objetivas”, comentou.

A Prefeitura de Rio Negrinho projeta para o ano que vem a finalização da revisão. A proposta do Município é deixar o documento menos burocrático para estimular o desenvolvimento econômico e social da cidade.

O Plano Diretor faz o direcionamento organizacional das áreas de expansão e ocupação demográfica no município, priorizando a sustentabilidade e a preservação das áreas de proteção, a fim de garantir um desenvolvimento sustentável constante.