O Colegiado da Defesa Civil da Amunesc se reuniu nesta terça-feira (26/09) para definir ações relacionadas ao segmento nos nove municípios da região.
Foi encaminhado o planejamento para capacitações em 2022 envolvendo as equipes, com apoio da Defesa Civil do Estado, para cursos sobre abrigos provisórios, sistema de comando de operação, primeira resposta para produtos perigosos, Bases Administrativas para Gestão de Riscos ( BAGER) e captação de recursos Fase licitatória da infraestrutura.
O coordenador da Defesa Civil do Estado na região, Edival Pereira, abordou a etapa de licitação da obra de infraestrutura para a instalação do radar meteorológico que vai monitorar o Litoral Norte. O equipamento será instalado no bairro Boehmerwald, na região Sul de Joinville. A previsão é que entre em operação a partir de 2022.
O Colegiado vai alinhar com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) propostas para que as estruturas de Defesa Civil estejam vinculadas ao mesmo modelo desempenhado pelo Estado, em que está vinculada ao gabinete do governador e, no caso das cidades, estar relacionada com os gabinetes dos prefeitos, para evitar que fiquem sob coordenações de secretarias que as vezes não tem alguma correlação com esse segmento.
O coordenador do Colegiado de Defesa Civil da Amunesc, José Antônio Vazquez, reforçou a necessidade dos municípios atualizarem os Planos de Contingência de Defesa Civil. Também foi destacada a importância da realização de audiências públicas nos municípios para que sejam alinhadas com a comunidade explanações sobre o funcionamento da Defesa Civil, os atendimentos realizados pelo Plano de Contingência e ações integrativas e preventivas para diminuir os impactos em caso de emergências ou calamidades.
A equipe do Colegiado também é favorável à proposta em estudo que direciona uma porcentagem das multas oriundas da fiscalização de produtos perigoso para o Fundo Municipal da Defesa Civil. Essa ação será alinhada com a Fecam.
A Defesa Civil do Estado fez um relato sobre as ações feitas na região, com destaque ao encaminhamento de kits de transposição para os municípios de Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Garuva; em São Francisco do Sul foi encaminhado recursos para restabelecimento de ação de resposta; Campo Alegre a unidade teve novos uniformes. Joinville recebeu recursos para projeto de galerias do Morro do Amaral e São Bento do Sul está em andamento recursos para desassoreamento e enrocamento da Boca da Barra.
A próxima reunião será no dia 15 de outubro.