A Amunesc, em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Joinville, iniciou o processo de vistoria técnicas e orientativas aos moradores de 55 lotes. Essas sensibilizações visam dar prosseguimento ao trabalho de Regularização Fundiária, em quatro áreas situadas nos bairros Costa e Silva, Itinga e Nova Brasília.
Participam deste processo a equipe de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo e também de Assistência Social da Amunesc.
Os moradores contemplados no projeto recebem as visitas dos técnicos da Amunesc. Durante os trabalhos, são repassadas informações sobre a importância da participação no projeto, os benefícios que ele proporciona e as documentações necessárias para atender as exigências legais deste procedimento de regularização. Todo projeto é coordenado pela Secretaria de Habitação de Joinville.
As visitas técnicas de sensibilização iniciaram pelo bairro Costa e Silva. A moradora Juslene Pereira de Andrade, viva há 30 anos numa casa localizada num terreno público. Ela recebeu todas as orientações de como proceder para fazer a regularização do imóvel. Animada, disse que não via a hora do sonho de oficializar a escritura do imóvel se tornar real. Com isso, ela já planeja fazer investimentos em melhorias, como a construção de um muro. “Eu gosto muito de morar aqui e essa regularização garante que eu serei dona do terreno que eu vivo”, comemorou Juslene.
Os trabalhos de Regularização Fundiária realizados pela equipe técnica da Amunesc também abrangem desde o mapeamento da situação real dos lotes (planta cativa), feito com base em topografia realizada pelo município, projeto urbanístico, memoriais descritivos – dos lotes, das vias, da área de intervenção, relatório técnico – diversos mapas temáticos: classificação da tipologia das edificações, renda, infraestrutura e o diagnóstico socioeconômico o qual reflete o perfil das famílias contempladas nos projetos. Essas ações são fundamentais para classificar em qual dos programas de regularização essas famílias se enquadram.