A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) passa a ser presidida pelo prefeito de Joinville, Adriano Bornschein Silva, para a gestão 2025. A posse foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Amunesc, em Joinville.
Eleito por unanimidade pelos nove prefeitos dos municípios da região que integram a Amunesc, Adriano Silva agradeceu a confiança e falou do plano de trabalho para a sua gestão: atuar pelas melhorias na Serra Dona Francisca, duplicação da BR-280, dar continuidade ao projeto da Costa do Encanto, da ponte de Barra do Sul e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória. O presidente quer conduzir ainda, um place branding com o objetivo de criar uma rota turística única para a região, incluindo os atrativos de cada um dos nove municípios.
“Nosso objetivo é unir a força política multipartidária para buscarmos soluções junto aos governos Federal e Estadual em temas que impactam e fortalecem ainda mais o desenvolvimento regional. As principais frentes estão voltadas à mobilidade e ao turismo valorizando a nossa riqueza da serra e do mar”, afirmou o prefeito Adriano Silva.
Rodrigo Adriany, presidente enquanto prefeito de Garuva e que entregou o cargo, agradeceu os prefeitos e a equipe da Amunesc pelo trabalho conjunto. “Saímos de um paradigma da Amunesc como um ponto de encontro de prefeitos para um escritório de projetos e de decisões para os municípios. Desejo um excelente mandato ao novo presidente e estou sempre disposto a contribuir com os colegas”, destacou.
Posse do CIM-Amunesc e a nova diretoria
Durante o evento também foi empossado o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário – CIM-Amunesc, que tem a liderança de Jefferson Garcia, prefeito de Itapoá. “Nossa missão é dar continuidade à contratação e condução de projetos consorciados que impactam e beneficiam a região”, comentou o presidente.
A diretoria de 2025 da Amunesc será formada pelo primeiro vice-presidente e prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml, e pelo segundo vice-presidente e prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho.
O Conselho Fiscal é formado pelo prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia, o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho e o prefeito de Garuva, Plotino de Bitencourt, além do conselho fiscal suplente, formado pelo prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, o prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Borges e o prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Júnior.
A Amunesc é constituída por nove municípios da região, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.