AMUNESC Sensibiliza Escolas da Região para o Combate à Dengue

A Associação do Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), por meio do Colegiado da Educação, participa do grupo de trabalho para o combate à dengue. A ideia é sensibilizar os estudantes para a importância da prevenção, disseminando a estratégia para as famílias. Entre os pontos abordados está a importância da estratégia de vacinação do público-alvo, de 10 a 14 anos.

A orientação nas escolas abrange também os cuidados no ambiente escolar e nas residências para eliminar pontos de água parada, uso de repelentes e roupas adequadas, e a importância da hidratação e de buscar o atendimento médico, em casos de sintomas.

Cada município da região já vem conduzindo as campanhas e estratégias próprias e essa é mais uma forma de incentivar a população para participar do combate à dengue.

O grupo de trabalho de combate à dengue conta com a participação da AMUNESC, Coordenadoria Regional da Educação, Secretaria Estadual da Educação e Secretarias Municipais da Educação de toda a região Nordeste do Estado.

COMO PREVENIR A DENGUE

Vacinar o público alvo: O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da dengue para o público alvo de 10 a 14 anos. Informe-se no seu município sobre as datas, horários e locais da vacinação.

Eliminar criadouros: Os mosquitos costumam se reproduzir em diversos locais com água parada, como vasos de plantas, pneus velhos e recipientes não utilizados. Eliminar esses criadouros e faça uma revisão dos locais uma vez por semana.

Usar repelentes e roupas adequadas: É importante usar repelentes de insetos e vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos.

Buscar cuidados médicos: Se alguém apresentar sintomas de dengue, como febre alta, dor de cabeça e dores no corpo, é importante procurar atendimento médico. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações graves. Tomar muita água, cerca de 6 litros/dia, também é fundamental para evitar o agravamento dos casos.

RESPONSABILIDADE DE TODOS

A prevenção da dengue é uma responsabilidade de todos, do poder público e da população. Ao trabalharem juntas, as comunidades podem reduzir o risco de contaminação por dengue e proteger a saúde de todos.