Campo Alegre está entre os dez municípios de Santa Catarina que recebeu a validação da Conferência das Cidades

A Secretaria do Estado do Planejamento do Governo de Santa Catarina entregou ontem (13), à Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), o Certificado de Validação da Conferência Municipal para Campo Alegre. A etapa de validação e recursos é um dos passos da realização de uma conferência municipal, após a sistematização dos resultados.
Campo Alegre está entre os dez municípios que realizaram a Conferência Municipal das Cidades no período inicial, até julho de 2024, e que validaram o processo sem nenhuma pendência. Dos 295 municípios catarinenses, apenas 17 realizaram as suas conferências no primeiro semestre de 2024 e os demais estão realizando a atividade após o período eleitoral, dentro do prazo que vai até abril de 2025. Outros dois municípios da região Nordeste, Rio Negrinho e São Bento do Sul, realizaram suas conferências no início de novembro e estão em fase de validação.
As conferências dos três municípios da região Nordeste – Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul – foram conduzidas com a assessoria técnica da Amunesc. O evento é um espaço de debate democrático para a discussão de propostas de organização municipal, onde o governo e a sociedade civil se reúnem para debater e decidir prioridades sobre as políticas públicas. A discussão central dessa edição está voltada ao tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
“A conquista é um reconhecimento da seriedade com que o processo foi conduzido no município de Campo Alegre, e do comprometimento do poder público e da sociedade civil com a construção de uma cidade melhor e que proporciona mais qualidade de vida”, comenta Tábata Yumi Fijioka, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da Amunesc, responsável pela condução das conferências municipais de municípios da região Nordeste de SC.
Durante o evento são eleitos os delegados para representar o Município na 6ª Conferência Estadual das Cidades, onde são definidos os temas de Santa Catarina encaminhados para a Conferência Nacional das Cidades. A Conferência Estadual das Cidades de SC ocorrerá em junho do próximo ano e a etapa nacional deve ser finalizada até 31 de agosto de 2025.