Amunesc promove Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região Nordeste de SC

Representantes dos municípios debatem as políticas públicas sobre “Emergência Climática”

Cada vez mais recorrente em diferentes regiões do Brasil, a “Emergência Climática” é o tema central da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região Nordeste de Santa Catarina, promovida pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), nesta quarta-feira (4), no auditório da Anhangura, em Joinville. O evento conta com a presença de representantes dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul para o debate de políticas públicas de prevenção e gestão de futuras intercorrências.

O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, destaca a importância desse trabalho para a região Nordeste na defesa das pautas regionais de mitigação e da implantação de melhorias para as ações já realizadas pelos municípios. “O objetivo é aprimorar as políticas públicas e aperfeiçoar nosso plano de manejo e de atuação da Defesa Civil para que a população se sinta cada vez mais segura no enfrentamento dos eventos emergenciais”, acrescenta.

As conferências municipais ou intermunicipais são a primeira etapa do processo onde são eleitos os representantes municipais ou intermunicipais e são definidas as propostas locais a serem levadas à próxima etapa, a conferência estadual, que devem ocorrer entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025. Posteriormente, as propostas serão levadas à conferência nacional, prevista para maio de 2025.