A Associação dos Municípios da Região Nordeste de Santa Catarina realizou no dia 25/04, reunião em São Francisco do Sul, com o representantes das cidades que fazem parte da Associação, para deliberarem assuntos como Bio-díesel, CONAID (produto de melhoria de solos na construção de estradas) e o Consórcio da Gestão de Saneamento Básico.
Sobre o CA AMUNESC, Consórcio que trata da gestão do saneamento básico para os municípios da região da AMUNESC, o presidente da entidade Marco Tebaldi comentou que esse serviço é de controle e gerenciamento, onde a AMAE, agência que poderá fazer a regulação vai trabalhar em parceria com a empresa prestadora do serviço de água e esgoto. Esses serviços vão desde a forma como se deve agir na hora de abrir um buraco na rua, até a captação de recursos para investimentos na área.
O departamento jurídico da AMUNESC, através o advogado João Severo de Lima Jr, entregou cópia do contrato do consórcio aos municípios, que irão estudar junto com suas procuradorias municipais para saber da viabilidade dos serviços que serão prestados. No dia 8 de maio, uma reunião ficou agendada para definir o assunto.
Os prefeitos das cidades de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville, São Francisco do Sul, Garuva e o vice-prefeito de Campo Alegre participaram da reunião e conheceram o CONAID, um produto de eficaz de estabilização do solo, que reduz o custo de execução e de materiais, podendo posteriormente ser pavimentado. O CONAID já foi aplicado em São Bento do Sul, com resultados muito satisfatórios.
Outro assunto levantado foi sobre a segurança pública, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes Clóvis Luiz Fava, que apresentou como se cria e administra um conselho municipal. Ele argumentou que hoje 90% das causas crimes são através do álcool e das drogas. “Um trabalho forte através da prevenção pode dar bons resultados. O trabalho dos conselhos municipal de entorpecentes tem como objetivos elaborar planos, supervisionar e fiscalizar atividades relacionadas à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, afirmou o presidente do CONEN.
Par finalizar a reunião, o diretor presidente da industria de Bio Castell, Leandro Cortez disse que uma indústria de Bio-diesel está sendo montado no município de Monte Castelo. A intenção desta indústria é produzir combustível renovável, com a consciência na prevenção do meio ambiente. Segundo Cortez, o óleo de cozinha, que geralmente é jogado na pia da cozinha, ou mesmo no vaso sanitário, que teria seu fim nas vias fluviais das cidades, poderão ser engarrafados em PETI. Esse óleo engarrafado vai para a industria, que futuramente se transforma no Bio-diesel. Um produto que não afeta o meio ambiente meio ambiente e ainda gera renda para a população local.