Pisos salariais de categorias, consórcio de saneamento, movimento econômico e informatização de sistemas de auditoria foram alguns dos temas debatidos nos dois dias (25 e 26 de junho) de reunião dos secretários executivos das associações municipais catarinenses. Entre os 22 presentes representando as associações Granfpolis, AMMVI, AMOSC, AMFRI, AMAUC, AMVALI, AMEOSC, AMNOROESTE, AMURES, AMMOC, AMAVI, AMPLANORTE, AMREC e AMESC, estava Márcia Regina Ebert, Secretária Executiva da AMUNESC.
O técnico de movimento econômico da AMUNESC, Carlos Henrique Lima participou no segundo dia do encontro, sexta-feira (26), onde as discussões se voltaram para os assuntos ligados ao movimento econômico. Segundo Ignácio Hartmann, gerente de sistemas e informações tributárias do SeFAZ, "É importante que essa questão seja discutida entre associações de municípios e Secretaria da Fazenda", apresentando a proposta de automatizar e informatizar os serviços oferecidos pela Secretaria da Fazenda. "Precisamos pensar em um novo formato para o Contencioso, a era do papel está acabando", disse.
O encontro seguiu com a participação do Cônsul Honorário da Costa Rica, Rolando Varela, que apresentou a proposta de realizar uma missão de intercâmbio na área ambiental, abrangendo temas como sustentabilidade e turismo. O cônsul já esteve presente na sede da FECAM em reunião com o presidente da Federação, Ronério Heiderscheidt, ocasião em que mostrou o projeto.
Como último assunto da pauta, o chefe da unidade catarinense do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maurício Batista, discorreu sobre o Censo 2010 e a grande importância que terão as Comissões Censitárias Estaduais e Municipais para o êxito dos trabalhos. O Censo, como mostrou Bastista, tem papel fundamental para realizar um bom planejamento das administrações públicas. Solicitou, ao final da exposição, a ajuda dos secretários e das associações para criar essas comissões, visando o êxito do censo.
Fonte ASCOM/FECAM