AMUNESC estuda proposta para contratação de Assistente Social

  • Post author:
  • Post published:13 de abril de 2010
  • Post category:Sem categoria

A AMUNESC realizou na manhã do dia 13 de abril (terça-feira), a 2ª reunião do Colegiado de Assistência Social da gestão 2010, a primeira coordenada por Edson Luís Martins, secretário de assistência social de Rio Negrinho.

Segundo o coordenador, o trabalho do colegiado de assistência social da AMUNESC é muito importante. “A participação de todos os municípios no colegiado, é de fundamental importância para o fortalecimento e potencialização da assistência nos municípios, que tem vários desafios a serem superados”, fala.

O ponto forte da reunião ficou por conta das sugestões dos gestores à secretária executiva da AMUNESC, Márcia Regina Ebert, para contratação de uma Assistente Social para a associação. Os secretários defendem que uma assistente social fará a mediação entre a política da assistência, a união, o estado e o município, fortalecendo o colegiado.

“Na história da Associação, não temos conhecimento se a AMUNESC algum dia disponibilizou de um funcionário com formação técnica e conhecimento das normas e diretrizes da assistência social pública e que tenha tido como uma das atribuições o assessoramento e orientação sobre recursos e ações na área social, com um conhecimento amplo sobre a realidade de cada município. Precisamos de um profissional que estimule a participação e o acompanhamento na elaboração dos planos municipais, estaduais e federais e a criação de programas de capacitação continuada para gestores, técnicos e conselheiros, afim de trabalhar a intersetorialidade com as demais políticas públicas, que elabore projetos que venham atender as demandas regionais, com conhecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social no sentido de orientar os municípios entre tantas outros atribuições”, fala Márcia, que vê com bons olhos a contratação do profissional com formação em assistência social.

A reunião também contou com a presença da equipe da Fundação Pe. Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida, que trouxe informações sobre o funcionamento, objetivos, projetos e equipe técnica.

A Fundação Pe. Luiz Facchini completou no ano passado, 15 anos de trabalho, resultando em 10 milhões de refeições servidas. Com uma equipe de 10 funcionários e mais de 400 voluntários, a fundação mantém hoje mais de 30 cozinhas comunitárias na periferia de Joinville e região Norte do Estado, incluindo 3 ocas-cozinhas indígenas e 6 aldeias assistidas. No total são mais de 4 mil crianças e adolescentes atendidos em todo o projeto.

Finalizando, o coordenador Edson apresentou as propostas de trabalho para 2010, ficando definido que o colegiado se reunirá a cada dois meses, na sede da associação. A próxima reunião será no dia 15 de junho, às 9h.

por Sidneya Foss