No dia 15 de agosto, no auditório da Univille, em Joinville, ocorreu a etapa final da série de seminários que percorrem o estado para discutir e colher propostas para o novo Plano Nacional da Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e as comissões de Educação da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa, com parceria da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e patrocínio da Univille, Católica de Santa Catarina, Secretaria de Educação de Joinville, Aupex, Restaurante Mr. Abass, Secretaria de Estado de Educação de Joinville e Senai. O Seminário Regional de Educação de Joinville contou com a participação de parlamentares, professores, gestores e especialistas em educação.
O PNE traça diretrizes e metas para a educação que devem ser alcançadas até 2020. Entre elas, a erradicação do analfabetismo através da universalização e melhoria do atendimento escolar, valorização dos profissionais da educação e o estabelecimento de metas para a aplicação de recursos públicos.
O secretário de educação de Joinville, Marcos Aurélio Fernandes enfatizou a importância da participação do município nas discussões do PNE. “Vivemos um momento especial, em que as discussões em torno deste tema relevante estão ganhando destaque. Isso é de extremamente importância para o país”, disse.
Da mesma forma, o reitor da Univille, Paulo Ivo Koehntopp, afirmou que o momento era aguardado por toda a comunidade acadêmica da região. “As metas estabelecidas pelo Plano ainda estão longe de serem atingidas e precisaremos de muito debate e esforço de todos para que consigamos evoluir neste setor“.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Chiodini (PMDB), ressaltou ser de fundamental importância levar os seminários do PNE a todas as regiões catarinenses e colher o máximo de propostas. “É importante que essas questões sejam compartilhadas e que haja a participação de todos. Isso dará aos legisladores federais mais subsídios para construir o PNE”, disse.
Presente ao seminário, o deputado federal Pedro Uczai (PT), acrescentou que não há possibilidade de sucesso do PNE sem a participação da sociedade e educadores. “O plano é um verdadeiro marco jurídico para o país e ele não poderá ser aprovado em sua plenitude sem a ampla participação de todos”, falou o parlamentar, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal.
Qualidade e financiamento educacionais
Em sua palestra, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto, destacou a valorização profissional como o principal desafio a ser enfrentado para a melhora da educação no país. Ele disse ainda que o PNE traça apenas os grandes eixos educacionais, sendo necessário que a classe acadêmica lute para que sejam incluídas as reivindicações da categoria, tais como melhorias nas condições de trabalho, capacitação, remuneração e plano de carreira. “Este é um desafio enorme, mas temos que, primeiramente, firmar uma concepção de qualidade, com clareza e organização, pois somos a categoria que pode promover as mudanças nesse país”, disse.
Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dilvo Ristoff, que discorreu sobre financiamento, gestão, expansão e universalização do ensino, garantir mais recursos ao setor é o primeiro passo para a garantia da qualidade no setor. “Não adianta ter metas sem recursos para viabilizá-las. Somente aumentando os repasses poderemos atender a um conjunto de objetivos, que incluem implantação de escola integral, possibilidade de educação continuada e a própria melhoria na infraestrutura das escolas”, disse.
Ele destacou ainda a realização dos seminários do PNE como instrumento para a conscientização da sociedade e da classe política do país. “Precisamos que estas questões sejam amplamente socializadas para sensibilizar quem tem poder de decisão”, frisou.
Participaram também do seminário a secretária de educação de Campo Alegre e coordenadora do colegiado de educação da AMUNESC, representando este colegiado, Angela Aparecida Reckziegel Hubner, o vice-reitor da Universidade Católica de Santa Catarina, Robert Carlisle Burnett, a diretora do Senai de Joinville, Hildegard Schlupp, a representante da Gerência Regional de Educação, Jordelina Beatriz Analeto Voss, a vereadora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Joinville, Dalila Leal e a pró-reitora de Ensino da Univille, Ilanil Coelho.
Fonte Alexandre Back – Imprensa Assembléia Legislativa de Santa Catarina