Prefeitos da AMUNESC recebem prêmio Amigo da Criança da Fundação Abrinq

  • Post author:
  • Post published:4 de julho de 2012
  • Post category:Sem categoria

Prefeitos e prefeitas das cinco regiões do país estiveram presentes, no dia 27 de junho (quarta-feira), na cerimônia de premiação da 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2009-2012, promovida pela Fundação Abrinq – Save the Children, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A solenidade de abertura contou com presença da Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, o presidente e o vice-presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa e Carlos Tilkian, respectivamente, e a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Raimunda Nubia.

Em sua fala, Maria do Rosário ressaltou que o município é o lugar por excelência para produzir políticas adequadas para a criança e o adolescente e cumprimentou àqueles que os coloca como prioridade no governo. "Parabenizo principalmente os que estão sendo premiados aqui hoje. Vocês são os atores principais e nós, do governo federal, estamos olhando para vocês e vamos disseminar essas boas práticas pelo Brasil", afirmou.

Na ocasião, passaram pelo palco 183 prefeitos reconhecidos em três categorias: Boas Práticas, Reconhecimento Pleno e Destaque Nacional. Entre eles, os prefeitos da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Garuva – João Romão, Joinville – Carlito Merss,  e São Bento do Sul – Magno Bollmann.

O Prêmio Prefeito Amigo da Criança é um reconhecimento aos que se destacaram, na Gestão 2009-2012, por implementarem em seus municípios ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e que superaram os compromissos assumidos com o Programa, que nesta edição contou com a adesão de 1.566 municípios, onde vivem mais de 30 milhões de crianças de 0 a 18 anos.

"Para nós da Fundação Abrinq, hoje é um dia muito importante, em que marcamos o final de um período de gestão em que estivemos próximos, apoiando e acompanhando o trabalho desses municípios que firmaram conosco o compromisso pelas crianças e adolescentes de suas cidades", enfatizou o presidente da organização, Synésio Batista da Costa.

Na categoria Boas Práticas foram premiados os municípios que buscaram identificar, reconhecer e disseminar iniciativas exitosas em benefício de crianças e adolescentes idealizadas e desenvolvidas pelos próprios municípios. Foram inscritos 954 projetos e destes três foram selecionados.

Ao final do processo de avaliação, feito pela Fundação Abrinq no decorrer da gestão, foram reconhecidos 180 municípios, que concluíram todas as etapas e qualificaram suas políticas, melhorando a vida de crianças e adolescentes, na categoria Reconhecimento Pleno.

"É desejo da Fundação Abrinq que na próxima edição do Programa possamos reconhecer um número maior de municípios brasileiros pelo compromisso com a infância e adolescência para que o presente e o futuro do país sejam outros", disse Tilkian, vice-presidente da organização.

Dentre os 180, a Fundação Abrinq selecionou as gestões municipais que se destacaram no sentido de implementar políticas integradas de caráter estruturante e permanente, fortaleceram o Sistema de Garantia de Direitos e desenvolveram ações efetivas de impacto modificando a realidade de crianças e adolescentes em seus munícipios. Foram elas: Joinville (SC), Resende (RJ), Cruz Alta (RS), Paragominas (PA), Palhano (CE), Iguatu (CE), Nova Mutum (MT), Belo Horizonte (MG)  e Curitiba (PR).

"Estamos honrados com tão significante conquista, que, com toda certeza, retrata um trabalho responsável e articulado entre as esferas da educação, saúde e bem estar social. É a representação de investimentos realizados , bem como, de modificações positivas ocorridas na qualidade de vida de nossas crianças, adolescentes e familiares", agradeceu o prefeito João Romão, do Município de Garuva e Presidente da AMUNESC.


Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Abrinq e da Prefeitura de Garuva