Na sexta feira, 10 de agosto, ocorreu na sede da AMUNESC a 5ª Reunião do Colegiado de Captação de Recursos da Associação, que tem como objetivo identificar as demandas e as oportunidades existentes, para a captação de recursos federais, estaduais, e, ainda de outras instituições de fomento, estabelecer ações e auxiliar no acompanhamento e tramitação dos instrumentos necessários para viabilizar a efetivação da contratação dos recursos selecionados pelos municípios.
O Colegiado é formado por gestores e técnicos dos municípios associados. Fez parte da pauta uma reunião com a Caixa Econômica Federal (Gidur) para acertar uma força tarefa para a prestação de contas dos contratos de repasses 2009 e 2010 que já estão com 100% de obra executada ou equipamento comprado e 100% de repasse liberado e prestação de contas parcial (que já foi fisicamente, mas precisam ser inseridas no portal de convênios).
Em formato de oficinas, os membros do Colegiado tem trabalhado em tempo real, cada um na respectiva necessidade e especificidade e assim fazem a alimentação das diversas ABAS do SICONV (licitações, contratos, documentos de liquidação e pagamentos) dos contratos de repasse. Dentro desta mesma metodologia de trabalho aplicada há também espaço para que os municípios possam inserir novas propostas no SICONV.
Na oportunidade também tratou-se das informações sobre recursos para manutenção de turmas de educação infantil – (Custeio Creches) conforme as resoluções nº 28 e 29 do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e que foram publicadas junto ao Diário Oficial da União, que estabelecem critérios de transferência de recursos financeiros aos municípios para manutenção de novas turmas de educação infantil e para o atendimento de crianças de zero a 48 meses informadas no Censo Escolar da Educação Básica, em creches públicas ou conveniadas com o poder público, nos exercícios de 2012 e 2013. Todo o trabalho do Colegiado é assessorado pela Senhora Marise Therezinha Hennings.