O PicoP em ação: fotos e vídeos projetados em tela de até 50 polegadas
Microprojetores a laser vão facilitar a exibição de fotos e vídeos.
Um protótipo totalmente funcional de um microprojetor desse tipo, chamado PicoP, foi apresentado recentemente pela empresa americana Microvision. O dispositivo é pequeno o bastante para ser embutido num celular ou numa câmera fotográfica. Bastante simples, não possui lentes e nem lâmpada de projeção. Em vez disso, emprega três emissores de raio laser semicondutores (um para cada cor primária) e um combinador óptico, que reúne os três fachos num só.
O raio laser passeia pela tela, desenhando a imagem linha por linha. Cada emissor de laser só é ligado quando aquela cor de luz é necessária para exibir um determinado pixel. Numa imagem toda verde, por exemplo, os lasers vermelho e azul ficariam desligados. Assim, segundo a Microvision, o consumo de energia do PicoP é baixo o bastante para permitir seu uso em celulares e câmeras. A empresa diz que o aparelho pode projetar uma imagem de 50 polegadas num ambiente totalmente escuro ou 15 polegadas num lugar fracamente iluminado. A resolução é de 800 por 600 pixels, com uma taxa de redesenho de 60 Hz.
A Microvision diz que os primeiros celulares com o PicoP embutido podem chegar ao mercado já em 2008. A primeira vista, um microprojetor desse tipo pode parecer uma mera curiosidade tecnológica. Mas é mais que isso. Quase todo mundo gosta de mostrar suas fotos ao vivo para os amigos, às vezes passando a câmera fotográfica de mão em mão. E a possibilidade de vê-las numa tela de 15 polegadas ou mais, em vez de um visorzinho de 3 polegadas, é certamente agradável.