You are currently viewing Técnica da Amunesc participa de reunião no Badesc sobre recapeamento da Wunderwald, em São Bento

Técnica da Amunesc participa de reunião no Badesc sobre recapeamento da Wunderwald, em São Bento

  • Post author:
  • Post published:28 de agosto de 2015
  • Post category:Sem categoria

O prefeito Fernando Tureck, acompanhado das engenheiras Schéliga Poltronieri, da Prefeitura Municipal, e Fabíola Constante, da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), reuniu-se com técnicos da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina  (Badesc), em Florianópolis. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (26) e serviu para detalhar o projeto de recapeamento asfáltico da rua Augusto Wunderwald.

Os recursos para a obra, R$ 1,5 milhão, já estão alocados para São Bento do Sul, porém falta a aprovação final do Badesc ao projeto. Conforme a engenheira Schéliga, o Badesc não costuma acatar projetos de cobertura asfáltica sobre lajotas ou paralelepípedos, porém a proposta elaborada pela equipe da Amunesc utiliza uma técnica diferenciada. “Adota-se uma camada de Pré-Misturado a Quente, material com maior porosidade, e depois coloca-se uma manta geotêxtil com a finalidade de absorver as trincas decorrentes dos espaços entre as lajotas. Por cima de tudo isso é que vai o asfalto propriamente dito”, explica. A camada asfáltica atual é retirada pelo processo de fresagem. A engenheira cita a cidade de Balneário Camburiú como exemplo de local onde a técnica já foi utilizada com êxito.

A rua Augusto Wunderwald possui lajotas há cerca de quarenta anos e a capa asfáltica tem cerca de 15 anos. “Remover todas as lajotas provocaria um transtorno imenso à população, pois a obra seria bem mais demorada, além de duplicar o custo”, conta Schéliga.

Na conversa com o diretor operacional do Badesc, João Carlos Grando, o prefeito Fernando Tureck destacou que a Wunderwald é uma das vias mais utilizadas no município. “A vida útil da pavimentação lá existente já se esgotou. Temos urgência em providenciar esse recapeamento”, disse o prefeito.

O projeto prevê a pavimentação de 2.300 metros (22 mil metros quadrados de área), desde as proximidades do semáforo até o trevo próximo à igreja católica do bairro Centenário. Nos dois lados da via haverá ciclofaixas para melhorar o tráfego de bibicletas. Grando afirmou que a reunião foi importante para esclarecer vários pontos do projeto e prometeu empenho da equipe técnica para agilizar a análise da proposta.

 

Fonte: Marília Crispi de Moraes / Fotos: Luzardo Chaves