O Secretário da Associação Catarinense de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina José Francisco Mallmann esteve na tarde de quarta-feira, 02,no auditório da Secretaria da Agricultura de Rio Negrinho fazendo entrega de 54 caixas-ninho para colméias a Associação dos Apicultores de Rio Negrinho. Mallmann explicou que o benefício foi obtido por meio da FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina) em parceria com a Fundação Banco do Brasil e BNDES, com apoio do Sebrae. O material distribuído aos apicultores obedece a padrões técnicos internacionais, portanto, servirá de modelo para renovação dos apiários. “Essa ação faz parte de um projeto de incentivo e melhoria apícola no estado. Vivemos um bom momento por dois motivos, temos um preço e o movimento apícola está muito engajado, todos os órgãos do estado estão alinhados e buscando o mesmo rumo para o desenvolvimento da apicultura”, frisou.
Para o Secretário de Agricultura Marcos Ribeiro a apicultura no município vem se destacando na produção e qualidade do mel. “É mais uma oportunidade de ganho para os nossos apicultores que unidos por meio da Casa do Mel beneficia e vendo o mel direto obtendo excelente retorno”, falou o secretário que agradeceu a Federação por esse incentivo aos apicultores da cidade.
O presidente da Associação dos Apicultores de Rio Negrinho Ivo Antonio Liebl disse que associação está ativa desde 1981 e hoje conta com 70 associados ativos. Afirmou que apesar do bom momento da apicultura, na cidade houve uma diminuição de produtores. “O trabalho manual durante a colheita, a diminuição das matas e a margem tem desestimulado o jovem a iniciar na atividade”, alertou. Ivo disse que as 54 colméias foram entregues aos apicultores mais participativos e que estão em dia com a associação. Em Rio Negrinho, o produtor rural além de outras atividades na sua propriedade, trabalha com a apicultura como mais uma alternativa de renda.
Fonte: Assessoria de Imprensa Rio Negrinho