Com casa cheia, o Festival de Bandas, realizado na noite de quarta-feira, encantou o público no ginásio de esportes Annes Gualberto. Durante três horas e meia, dez bandas de nove escolas municipais executaram um repertório que variou de marchas tradicionais ao rock. O colorido dos uniformes e as coreografias bem ensaiadas também chamaram a atenção da plateia.
Sem caráter competitivo, o Festival premiou todos as unidades participantes com troféus. A noite reservou algumas surpresas, como o uso de bolhas de sabão em uma coreografia e um final inusitado dos integrantes da banda dos anos finais da Escola Básica Municipal Coronel Osny Vasconcellos. O grupo começou a apresentação com músicas bem lentas e, de repente, seus integrantes – e até o regente – trocaram o uniforme por camisetas pretas ao estilo heavy metal para encerrar a noite com clássicos do rock.
Aproximadamente 800 alunos participam das bandas escolares. A Secretaria Municipal de Educação mantém nove professores regentes, que trabalham 40 horas semanais. Os estudantes têm aulas individuais e em grupo. Também há seis professores de corpo coreográfico atuando na rede municipal. “Nossas bandas incluem alunos desde a pré-escola até os anos finais. Também há alunos especiais, pois a música contribui muito para a inclusão social da pessoa com deficiência”, explica a secretária de Educação, Alcione Hinke. A pequena Isabeli Carolina dos Santos tem apenas 5 anos e já participa da Banda da Escola Dr. Hercílio Malinowsky, tocando tamborim.
O vice-prefeito Arildo Gesser elogiou a dedicação de alunos e professores. “O resultado é muito positivo e isso é consequência de muito empenho”, afirmou. Ele também destacou a importância da formação musical para a vida dos estudantes. “A música estimula a concentração, a autodisciplina e, no caso das bandas, o espírito de trabalho em equipe”, completou.
Na opinião da secretária Alcione, esta foi a melhor edição dos últimos três anos. “É notável a evolução técnica de todos as bandas e a participação do público também foi muito boa”, avaliou. Representantes da secretaria de Educação de Garuva estiveram presentes e filmaram todo o festival para utilizar como referência para aquele município.
Bandas Participantes
Banda Marcial Baselisse; Banda Marcial Coronel Osny Vasconcellos; Banda Marcial Denise Christiane Harms; Banda Marcial Rodolfo Berti; Banda Marcial Adélia Lutz; Banda Marcial Dalmir Pedro Cubas; Banda Marcial Presidente Castelo Branco; Banda Marcial Lúcia Tschoeke; Banda Marcial Doutor Hercílio Malinowsky; e Banda Marcial Coronel Osny Vasconcellos.
Marília Crispi de Moraes
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154