Em cerimônia de posse realizada na quinta à noite (25), na Sede da Associação, o prefeito de Joinville, Udo Döhler assumiu a presidência da Amunesc, juntamente com o seu 1º vice, Sérgio Ferreira de Aguiar, prefeito de Itapoá. O evento foi prestigiado por prefeitos dos municípios que integram a entidade, vereadores do Município de Joinville, Secretários e demais funcionários da Prefeitura de Joinville, autoridades empresariais e demais autoridades.
A eleição da nova presidência e diretoria da Amunesc foi realizada durante Assembleia Geral Ordinária em dezembro de 2015, quando também foram eleitos o 2º e 3º vice-presidentes: Alcides Grohskopf, prefeito de Rio Negrinho e Rubens Blaskowski, prefeito de Campo Alegre.
Ao transmitir o cargo, o prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck, desejou sucesso ao novo presidente e apresentou um balanço de suas ações frente à Amunesc, em 2015. Destacou a importância do associativismo, protagonizado pelas associações municipalistas como a Amunesc, no momento em que a crise financeira pauta as agendas de todos os municípios. “Juntos somos mais fortes, assim os mais diversos serviços prestados aos municípios pela Amunesc têm contribuído na otimização e racionalização dos recursos disponíveis”, declarou.
Para o prefeito Udo Döhler o principal desafio frente a Associação é a sonegação dos compromissos do governo. “O governo federal e por cascata também o estadual, deixam de trazer recursos aos municípios e isso empurra as cidades para uma situação difícil e complicada. Hoje as receitas, a grosso modo, incluindo a perda inflacionária é na ordem de 15%. As despesas, na outra ponta, inversamente crescem”.
Udo citou ainda, a preocupação com a saúde, alegando que os órgãos maiores não incorporam os efeitos inflacionários e que se isso não mudar os municípios ficarão prejudicados. “Só para citar um exemplo, o SUS (Sistema Único de Saúde) paga R$ 8 por uma consulta, este valor não é reajustado há 10 anos e se isso não for revisto teremos dias difíceis pela frente”, finalizou.