Os resultados obtidos com o Viva Ciranda, programa de turismo rural pedagógico de Joinville, serão apresentados no X Citurdes – Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no mês de outubro, na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.
A trajetória do Viva Ciranda, sua estruturação, implementação e resultados gerados para os produtores rurais e para o turismo da cidade, foram relatados no artigo “O turismo rural pedagógico sob o olhar do produtor rural – O caso do Programa Viva Ciranda”, produzido pelas turismólogas e professoras da Univille, Yoná Dalonso e Elaine Scalabrini, em parceria com a pedagoga Anelise Rosa, coordenadora do programa criado pela Fundação Turística de Joinville.
“Entre os pontos abordados no trabalho, estão os resultados que o Viva Ciranda traz aos produtores rurais que participam do programa, tais como melhor autoestima e significativo aumento na sua renda”, comenta Anelise.
De acordo com dados da Fundação Turística, durante os cinco anos de atividade, as propriedades rurais integrantes do Viva Ciranda receberam 47 Centros de Educação Infantil e 55 escolas municipais, além de 16 instituições de ensino da rede particular de Joinville e região.
E Anelise completa: “Estimamos que 30 mil crianças tenham participado das visitas pedagógicas do Viva Ciranda. No entanto, esse número pode ser quase o dobro, haja vista que nem todas as visitas são registradas pela Fundação Turística”.
Com periodicidade bienal, as edições do Citurdes acontecem alternadamente no Brasil e em países do exterior. Em 2002, o evento foi realizado em Joinville e há possibilidade de que a cidade volte a sediá-lo, em 2018. O processo de captação do XI Citurdes será realizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Turística.
Reconhecimento e premiações
O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissinais e estudantes da área, de diversas regiões do país.
Em 2013, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertações e estudos da área de turismo rural e, em 2012, foi apresentado no Guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Imprensa Prefeitura de Joinville