Cerca de 300 professores das redes municipal e estadual de ensino participam nesta semana de uma capacitação especial do programa “O Caráter Conta”, criado nos Estados Unidos e desenvolvido em escolas públicas de Joinville desde 2004.
A abertura foi na manhã desta segunda-feira (7), no auditório da Faculdade Anhanguera, com a presença do secretário municipal de Educação, Roque Mattei, da gerente regional de Educação do Estado, Dalila Leal, e da equipe de professores da Universidade Estadual de Virgínia – Virgínia Tech -, responsável pela capacitação.
A proposta é levar aos professores as principais estratégias e conceitos do programa, possibilitando sua aplicação junto aos alunos em diferentes disciplinas, integrando as atividades propostas com os conteúdos curriculares.
A professora da Universidade de Virginia Glenda Snyder, responsável pela introdução do programa em escolas no Brasil, disse aos professores que a preocupação da atual geração é oferecer um futuro melhor à próxima geração. “Nós tivemos a oportunidade de uma escolha: fazer algo ou não fazer nada. Escolhemos fazer a diferença”, destacou.
O programa propõe a discussão de valores humanos essenciais agrupados em seis pilares: sinceridade, senso de justiça, cidadania, responsabilidade, zelo e respeito. O objetivo é incorporar esses valores no dia-a-dia do professor, do aluno e seus familiares.
Na rede municipal de ensino, o Caráter Conta está em todas as escolas, sendo trabalhado dentro do programa Aprendendo a Ser e a Conviver. “O programa O Caráter Conta trabalha com o aluno em todas as áreas. São ensinamentos que vão além dos muros escolares”, reforça o secretário Roque Mattei.
A coordenação pedagógica do programa em Joinville é da educadora Susanna Bender, do Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPES), criado pelo desembargado Ricardo Roesler. De acordo com Suzana, este conceito está instalado em escolas dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Norte e Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), e em unidades de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte. “É um programa que não tem vínculo político ou religioso. Os valores são universais”, acrescenta Suzana Bender.
No programa da capacitação, que vai até sexta-feira (11), estão temas como: desenvolvimento de lideranças, autoconhecimento e mediação de conflitos. “Os professores norte-americanos estão satisfeitos com os resultados alcançados no Brasil. É por isso que eles voltam para novos cursos”, concluiu Suzana Bender.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Joinville