A Secretaria de Educação de Joinville alcançou um novo destaque de nível nacional. Desta vez foi na 4ª Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEB), com a conquista de quatro medalhas por alunos da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, do bairro Costa e Silva.
Os vencedores são os estudantes Emily Maria Voit, com medalha de prata, e Gustavo Alexandre Chu, Ighor Henrique Ludvig Zafalão e Tainá Mattei com medalha de bronze. A inscrição e coordenação do grupo foram da professora Waldycléia Fabiana Mello Pagliarini Grams. A Escola Pedro Ivo Campos é a única municipal de Joinville e de Santa Catarina a conquistar medalhas na OBFEB. A premiação será dia 14 abril, às 17 horas, na Udesc de Joinvile.
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.
Destinado exclusivamente a estudantes do ensino médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, o programa aconteceu em 2010 em caráter de projeto-piloto nos estados de Goiás, Bahia, Piauí, e São Paulo e, em 2011, ampliado para os estados do Maranhão e Mato Grosso. Em 2012, 2013, 2014 e 2015 foi realizado em âmbito nacional.
Em sua conceituação original, a Olimpíada Brasileira de Física visa à valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
Para 2016, as inscrições começam no dia 25 de março e ficarão abertas até o dia 27 de maio. Poderão participar estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável. O credenciamento será realizado através do portal: www.obfep.org.br .
Fonte: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Joinville