Ciente das variações dos fatores climáticos nas diferentes regiões do município, o Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pretende tornar sua estação meteorológica itinerante. Adquirido em 2009 e com dados disponíveis para toda a população através do site da autarquia no endereço http://www.samaesbs.sc.gov.br/dados-meteorologicos desde março de 2010, a estação atualmente está instalada junto a sede da autarquia, na rua Marechal Floriano, no Centro.
De acordo com o presidente do Samae, Osvalcir Peters, a partir da estação é possível obter dados precisos sobre velocidade e direção do vento, temperatura, pressão atmosférica, índice pluviométrico e luminosidade. “Essas informações uma vez coletadas são transmitidas a cada 15 minutos para o servidor do Samae através de uma comunicação feita via dados de telefonia móvel. A partir do servidor os dados são enviados e atualizados automaticamente em nosso site”, explica Peters.
O presidente frisa que com a baixa na temperatura, que registrou na madrugada de quarta para quinta-feira em seu menor momento 3,6 graus às 4h30 da manhã, também tem aumentado a visitação da população em busca destas informações. “Esse é o objetivo, oferecer dados precisos e confiáveis a comunidade”, cita. Além disso, ele frisa que os dados históricos – também disponíveis no endereço eletrônico – já auxiliaram trabalhos universitários e até a Defesa Civil estadual na confecção de laudos.
Relatórios definem climatologia – Com dados acumulados nos últimos seis anos, Peters acredita que a estação já registrou um número bastante significativo de informações que determinam a climatologia, além de auxiliar a autarquia – que faz o acompanhamento de variações – nos casos de grandes períodos de estiagem ou mesmo de chuva intensa em São Bento do Sul. A chuva tem impacto direto, por exemplo, no controle do tratamento de chorume, realizado pela autarquia no aterro municipal.
Estação itinerante – A estação meteorológica esteve instalada até 2013 junto ao reservatório de água na rua João Pauli, no bairro Colonial e desde esse período se encontra montada junto a sede da autarquia justamente para que fossem feitas avaliações das mudanças climáticas entre as duas regiões. “Com base nos dados obtidos nesse período levantamos que a chuva e a própria temperatura oscila muito entre as regiões da cidade”, explica o presidente.
Como a intenção do Samae é ter dados precisos sobre as oscilações de temperatura e índice de chuvas em outros pontos do município, a intenção é tornar a estação itinerante. “Além de ter esses dados novos para nossos estudos internos, nossa intenção é também oportunizar, através desta ferramenta, que as universidades de São Bento e região possam se utilizar destas informações”, destaca.
Edson Frankowiak
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul