Na terça-feira, 21 de junho, o governo municipal através da parceria firmada através de Convênio com a Epagri/ Ciram inaugurou o Sistema de Estações Hidrometeorológicas na cidade. Durante o dia o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Epacri/ Ciram Carlos Rockenbach acompanhado do Coordenador da Defesa Civil do município e o Engenheiro Rubens Mulbauer esteve apresentando o Sistema para os alunos do Colégio Caminho do Saber, Colégio Cenecista São José e do Ensino Médio da Escola Manuel da Nóbrega.
Na parte da tarde, o prefeito Alcides Grohskopf acompanhado do Tenente do Corpo de Bombeiros Marcelo Pereira, o Coordenador Regional da Defesa Civil Antonio Edival Pereira, técnicos e demais autoridades fez uma visita a Estação Hidrometeorológica instalada na Fazenda Sousa na localidade de Estância. Já a noite, o especialista e técnicos estiveram na câmara de vereadores apresentando o Sistema e respondendo perguntas dos presentes.
As estações vão permitir informações mais precisas da situação dos rios para a população. O histórico de chuvas, hidrológico e hidráulico do rio vai nos permitir fazer boas previsões e nos apontar caminhos para futuros investimentos em obras que possam contribuir nas questões de inundações na cidade.
Engenheiro da Epagri Ciram Carlos Alberto Rockenbach disse que o equipamento é composto por um pluviômetro, que fica na parte mais alta, um medidor do nível do rio e um sensor de pressão. “Esse sensor de pressão vai estar calibrado para medir a altura do rio. A altura nos transformamos em vazão. Para chegar à vazão, medimos a área de sessão da calha e a velocidade do escoamento. Para cada vazão medida vai se perceber uma altura nas réguas. Então nós vamos calibrar uma curva cota vazão. Essa curva cota vazão vai nos dizer, para cada medição de nível feito automaticamente se temos uma determinada vazão em transito” afirma o Engenheiro agrônomo.
O Sistema é automático e contempla ainda um painel solar, que vai alimentar o sistema, recarregando uma bateria de 12 voltz, que fica acoplada dentro de uma caixa ambiental, onde fica o sistema de dados e de transmissão. Carlos Alberto explica que todo material é transmitido via celular, para o banco de dados da Epagri Ciram, e fica disponível na internet. Afirmou que o sistema vai mostrar o nível do rio instantaneamente a cada quinze minutos e transmitido de hora em hora as informações que são captadas.
Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho