Joinville participa do Fórum Mundial de Economia Social, no Canadá

  • Post author:
  • Post published:1 de setembro de 2016
  • Post category:Sem categoria

O Fórum Mundial de Economia Social acontece na semana que vem, entre os dias 7 e 9 de setembro, em Montreal, Canadá. E Joinville estará entre os painelistas do encontro, que contará com representantes de vários países. A cidade catarinense foi escolhida para apresentar a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, da qual faz parte. 

Quem vai falar, e em espanhol, é Maria da Penha Lage Camargo, assistente social e uma das técnicas da Incubadora Pública de Empreendimentos, ligada à Secretaria de Assistência Social, e implantada pela Prefeitura de Joinville neste ano. Ela viaja neste domingo, dia 4 de setembro, para participar, já no dia 6, de visitas a experiências e empreendimentos de economia social desenvolvidos no país anfitrião. 

A apresentação da Rede de Gestores será no dia 8, na sessão “Redes de Governos e Funcionários em Economia Social e Solidária”. Penha vai dividir espaço com painelistas da França, Espanha, Coreia do Sul e República de Camarões. “Será uma experiência muito gratificante pelos assuntos que serão discutidos e também pela troca de experiências e de inovações que poderão ser trazidas para o Brasil e para Joinville”, destaca Penha. 

No evento, a assistente social vai explicar como a rede funciona: objetivos, avanços, desafios e recomendações para projetos similares. Criada em 2003, a iniciativa chamou a atenção do Fórum Mundial por ser uma experiência inovadora, já compartilhada por meio de intercâmbios com gestores franceses que estiveram no Brasil por duas vezes, desde 2014. 

Joinville conta com dois representantes de Joinville na Rede de Gestores. Além de Penha, que está na Coordenação Nacional, participa também Marcus Rodrigues Faust, gerente da Unidade de Geração de Renda da Secretaria de Assistência Social. 

Em agosto, durante oficina com gestores da região Sul do Brasil, em Londrina (PR), foi compartilhada a experiência da Incubadora Pública de Empreendimentos, que está oferecendo formação em gestão de negócios e assessoramento técnico a 40 empreendimentos individuais e coletivos de Joinville. “Ainda são poucos os municípios que chamam para si essa missão. Normalmente, as incubadoras estão ligadas a universidades”, explica Penha.  

Como funciona

A rede é uma articulação de gestores de políticas de economia solidária de prefeituras e governos estaduais – cerca de 170 cidades e quase todos os estados participam. Os objetivos são facilitar a interação e a organização que favoreça a economia social e solidária, propor políticas públicas, contribuir com propostas e ações desenvolvidas pelo poder público e realizar projetos conjuntos para a promoção e desenvolvimento da economia solidária.

A rede também participa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Frente Nacional de Prefeitos, e busca incentivar parcerias entre os três níveis de governo e outros organismos públicos responsáveis ​​pelas políticas de economia solidária, como as instituições financeiras, universidades e centros de pesquisa. Cria ainda parcerias para atividades comuns, como o projeto que está em execução pela Unitrabalho para fortalecimento de rede de gestores por meio de produção de ferramentas de comunicação, articulação, formação e informação dos gestores públicos.

 
Fonte:
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)