A publicação “Joinville Bairro a Bairro 2017” esta disponível para acesso no site da Prefeitura de Joinville. O material apresenta informações históricas, estatísticas, geográficas, populacionais e serviços públicos de todos os 41 bairros que integram o município, inclusive as zonas rurais e industriais.
A fragmentação da cidade através de bairros evidencia as características peculiares de cada unidade de planejamento e gestão territorial. O periódico “Joinville Bairro a Bairro 2017” sintetiza estas características, o que poderá servir como ferramenta de consulta, pesquisa e estudo àqueles que pretendem conhecer Joinville e seus cidadãos.
Todas as informações que integram a nova edição são resultados de estudo e pesquisas da equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sedup).
Ao longo dos seus anos de vida, Joinville vem somando histórias e culturas, desde os povos sambaquianos, que denotam a presença dos povos americanos (indígenas), passando pelas comunidades afrodescendentes e a colonização luso-germânica que contribuiu decisivamente na formação cultural, econômica e paisagística da cidade.
Mais recentemente os movimentos migratórios internos, motivados pela dinâmica da cadeia produtiva, modelaram costumes, contribuindo com a diversidade cultural de sua população, manifestada através do sincretismo religioso, arquitetura, festas locais, gastronomia, artes, cinema, música, teatro e dança.
Essa pluralidade manifesta-se através da apropriação do ambiente natural e na construção do espaço, verificados nos bairros da cidade, os quais apresentam características únicas.
Também estão presentes entre as características que compõem o patrimônio ambiental da região de Joinville a biodiversidade da Mata Atlântica, os manguezais, as restingas, a Baía da Babitonga, a Serra do Mar e os sítios arqueológicos pré-coloniais.
Forma e conteúdo
A organização dos dados está sistematizada em ordem alfabética e contempla informações como área de cada bairro, distância do centro histórico, lei de criação, população, densidade demográfica e rendimento médio mensal em salários-mínimos.
Também traz a classificação de cada bairro segundo a unidade administrativa do município, distribuição por faixa etária da população, infraestrutura instalada (água, energia elétrica, coleta de esgoto sanitário), uso do solo em relação ao município, meio ambiente (patrimônio histórico, artístico e cultural, unidade de planejamento e gestão do meio ambiente, sítios arqueológicos pré-coloniais, unidade de planejamento dos recursos hídricos, parques, praças e áreas de lazer), saúde, educação, organização social e economia (renda x habitante).
A revisão deste periódico não se esgota, ela é dinâmica e resulta, principalmente, da evolução cultural dos cidadãos joinvilenses e da visão sistêmica da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sedup).
Fonte: Prefeitura de Joinville