You are currently viewing Conselho de Desenvolvimento Regional debate Baía Babitonga

Conselho de Desenvolvimento Regional debate Baía Babitonga

  • Post author:
  • Post published:3 de maio de 2017
  • Post category:Sem categoria

Em debate, o futuro socioambiental da região que compreende o Complexo Hídrico Babitonga, cuja área abrange seis municípios do norte/nordeste catarinenses, são eles: São Francisco do Sul, Itapoá, Joinville, Garuva, Araquarí e Barra do Sul. A matéria foi o tema da reunião, que ocorreu na última quinta-feira (27), no Portal Turístico Naval (Centro Histórico), do Conselho de Desenvolvimento Regional da ADR – Agência de Desenvolvimento Regional, que é presidido por sua Secretária Executiva, Simone Schramm.

Além dos Membros do Conselho, participaram da reunião: o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Alberto Chiodini, e os deputados Antônio Aguiar, Darci de Matos e Dalmo Claro. Anfitrião no evento, o Prefeito Renato Gama Lobo também fez parte da composição na mesa principal.

Coordenadores do projeto Babitonga Ativa, da Univille, realizaram explanação sobre o diagnóstico socioambiental realizado até então. Os estudos apresentam levantamentos, em relação às atividades econômicas na Baía, e servirão para auxiliar o processo de planejamento e zoneamento. Na sequência, o Grupo de Trabalho SC Babitonga, do Governo do Estado, demonstrou seu trabalho e os cenários pretendidos, cuja visão estratégica prevê um panorama para as próximas décadas.      

Neste primeiro momento, o objetivo é agregar entidades de ensino, pesquisadores, universidades, dados quantitativos e qualitativos, para a produção de uma boa base de conhecimentos científicos, que venha a servir de subsídios na definição da modalidade de gestão compartilhada ideal. Em essência, harmonizar todos os interesses e atividades econômicas, respeitando-se as características naturais do ambiente estuarino e o patrimônio cultural, como deseja Chiodini: “Sustentabilidade é o nosso principal foco em todos os sentidos”, frisou o Secretário.

A discussão do assunto no Conselho serviu para referendar a abertura dos diálogos em termos institucionais e regionais, com a participação integrada entre Estado, municípios e sociedade. Para o Prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, propositor do tema para esta reunião, o diálogo com o envolvimento democrático é fundamental, para que se alcance o melhor consenso: “Temos que ouvir todos os setores envolvidos, para que possamos estabelecer uma conversa franca, que harmonize os mais diversos interesses, e, neste caso, a palavra de ordem é ponderação”, argumentou o Prefeito.

Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul