Nos próximos dias, Rio Negrinho terá mais oito pontos de internet livre, mais que dobrando os atuais cinco pontos. A medida, defende o prefeito Julio Ronconi, tem o objetivo de permitir que mais pessoas possam ter acesso à wi-fi de forma gratuita, promovendo assim a inclusão digital na cidade.
Os pontos para instalação da rede wi-fi livre são determinados de acordo com estudos feitos pela Prefeitura de Rio Negrinho, através do departamento de Informática. A ideia é que eles sejam instalados em locais com grande concentração de pessoas. “Os pontos que serão contratados atenderão o Marco Civil da internet (Lei 12.965), que exige o registro dos dados de acesso dos usuários, tais como dados de cadastro, IP da conexão, MAC Address, horários e duração das conexões à internet. Todos esses dados serão armazenados por um ano ou mais, como exige a lei do Marco Civil”, explica o diretor do departamento, Fabiano Olsen.
Em locais turísticos, como o Museu Municipal Carlos Lampe e a Praça do Avião, o objetivo é facilitar o acesso não só para os moradores da cidade, mas também para os visitantes. Assim, eles podem ter acesso às informações gerais sobre a cidade. Já os moradores têm ampliado o seu acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Para o prefeito, o principal benefício que o projeto traz para a cidade é a inclusão digital. “A medida permite que os cidadãos tenham mais acesso às informações de modo geral, e usar a internet para ampliar seu conhecimento”, ressalta Julio Ronconi. O objetivo é ampliar a internet livre para ainda mais locais da cidade em breve.
Novos pontos de acesso:
– Praça do Jardim Hantchel
– Ginásio do Ratinho (área externa)
– Rodoviária
– Fundação Hospitalar Rio Negrinho (recepção)
– Praça do Avião (ponto já existe e terá expansão para biblioteca e Museu)
– Praça Novo Horizonte
– Praça da Vila Nova
Outros pontos já existentes:
– Praça no distrito de Volta Grande
– Praça São Pedro
– Praça Ind. Norte (Entrada da Cohab nova)
– Vila do Artesanato e Vila Gastronômica
Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho