Ocorreu na manhã de segunda-feira (22), reunião do Consórcio Intermunicipal Quiriri, realizada em Corupá. Onde esteve participando os prefeitos da região: Rubens Blaszkowski – Campo Alegre; Magno Bollmann – São Bento do Sul; Julio Ronconi – Rio Negrinho; João Carlos Gottardi – Corupá.
Um dos principais assuntos da pauta foi sobre a criação de um roteiro de agroturismo regional, envolvendo os quatro municípios e fortalecendo principalmente a agricultura familiar e orgânica. No encontro, Lucilene Assing, do programa Acolhida na Colônia, fez uma apresentação do projeto desenvolvido pelo programa e que já ocorre em 33 países. Conforme ela, um dos primeiros passos para fortalecer o agroturismo é fazer um amplo diagnóstico do que já existe nas cidades e o que pode ser fortalecido. “Esse diagnóstico apresentará quais as áreas que poderão ser trabalhadas. Após, monta-se uma associação”, explicou ela, cuja entidade teria o objetivo de concentrar e trabalhar as atividades dos interessados.
O que é
A Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1999. É uma associação composta por 180 famílias de agricultores, integrada à Rede Accueil Paysan, atuante na França desde 1987. A entidade tem como proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico. Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abrem suas casas para o convívio do dia-a-dia de turistas e outros interessados, e o objetivo é compartilhar com o saber fazer, histórias e cultura, paisagens, etc, oferecemos hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura de das mesas e passeios pelo campo.
Fonte: Prefeitura de Campo Alegre