Com o objetivo de discutir temas que envolvem a saúde pública e identificar as necessidades da comunidade araquariense, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promovem a 7ª edição da Conferência Municipal de Saúde. Este ano o tema é “Conhecendo o SUS – como bater na porta certa.”
O evento será realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense nos dias 22 e 23 de junho. A abertura, 22, acontece às 19h, com a palestra “Sistema Único de Saúde e suas complexidades”. No dia 23, o evento inicia às 8h e segue até às 17h. Haverá palestras e debates envolvendo quatro eixos temáticos: classificação de risco; direitos e deveres; judicialização; e ética. Além da apresentação e aprovação das propostas.
O evento é aberto à comunidade e voltado, principalmente, para os profissionais da área da saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 19 de junho, no site da Prefeitura.
Clique aqui e faça sua inscrição.
As conferências municipais de saúde devem ser realizadas no mínimo a cada quatro anos. Em Araquari, a última foi realizada em 2015. Nesta edição, o evento é ainda mais importante, por que as propostas aprovadas servirão de base para elaboração do Plano Municipal de Saúde.
Clique aqui e baixe o regimento interno.
A farmacêutica da SMS, Maíra Pires, explica que a partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do SUS, pactuado neste ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. “Fica ainda mais relevante a realização desse planejamento eficaz e feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem elaborada.”
Confira a programação:
22 de junho – quinta-feira
19h – abertura (composição da mesa de autoridades)
20h – Palestra: “Sistema Único de Saúde e suas complexidades”
23 de junho – sexta-feira
8h – credenciamento
8h15 – abertura: um breve diagnóstico da saúde do município
8h30 – palestra Eixo I: classificação de Risco
9h15 – palestra Eixo II: direitos e deveres
10h10 – coffee break
10h20 às 10h30 – apresentação cultural da Casa de Cultura
10h30min – palestra Eixo III: judicialização
11h10 – palestra Eixo IV: ética
12h às 13h30: almoço
13h30: início dos trabalhos de grupo
15h – coffee break
15h10 – apresentação e aprovação das propostas em plenária, leitura e aprovação da ata da conferência
16h30 – aprovação dos delegados
17h – encerramento da Conferência e entrega dos certificados