You are currently viewing Rio Negrinho sedia Seminário de Piscicultura

Rio Negrinho sedia Seminário de Piscicultura

  • Post author:
  • Post published:4 de julho de 2017
  • Post category:Sem categoria

Hoje, 29 de junho é comemorado o dia do Pescador. Uma data que talvez não seja tão lembrada no dia a dia, mas que tem grande importância para quem vive da piscicultura. Neste mesmo dia Rio Negrinho sedia o 1º Seminário Microrregional de Piscicultura, promovido através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho. O evento está acontecendo na Associação dos Servidores Públicos de Rio Negrinho – Asprine e envolve os municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre.

Participam do evento, Bernadete Gren, gerente regional da Epagri, Carine Weiss, representando o SENAR, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Negrinho, Raulino Telma e o presidente da Associação de Piscicultura de Rio Negrinho, Emerson Wantowsky. Representou a Secretaria de Agricultura, Núbia Lafaiette, na ausência do secretário Roberto Albuquerque, que, na condição de vice-prefeito, cumpre agenda em Florianópolis.

O extensionista rural do Epagri, Ricardo Grejianin, palestrou sobre o tema “Perspectivas da Piscicultura”, detalhando sobre o atual cenário da piscicultura no Estado e no País. O objetivo é compartilhar com os participantes, métodos e técnicas que melhorem a qualidade da produção de peixes na região do Planalto Norte, que é rica em água, porém, tem um crescimento mais lento se comparado com regiões como o Oeste.

“Este encontro serve justamente para que possamos compartilhar nossos conhecimentos. Todos que estão aqui têm algo para agregar no conhecimento da piscicultura. A ideia é buscar o que está acontecendo na região, e, em contrapartida, a Epagri pode sugerir métodos para aperfeiçoar o trabalho dos produtores”, destacou Grejianin. Entre os assuntos que serão abordados, a capacitação abordará o sistema de produção, a qualidade da água, o policultivo, além de outras ações que podem ajudar na troca de experiências, beneficiando os produtores do município e região.