Após oito dias de intervenções culturais, de contações de histórias, de palestras e de venda de livros, chega ao fim a 5ª Feira do Livro. Foram três mil livros distribuídos para crianças, mais de cinco mil visitas de alunos de escolas do município e de outras cidades, três palestras nacionais, oito livros lançados e cerca de 120 artistas locais envolvidos direta e indiretamente. Na noite de hoje, (1º), a feira foi encerrada com a palestra do cantor, compositor e escritor Gabriel O Pensador. Na abertura, a banda francisquense Kaiçara animou o público.
Na ocasião, Gabriel abordou as histórias por trás dos poemas autorais reunidos no livro Diário Noturno. Com a mediação de Taiza Mara Rauen Moraes e em meio ao Cine Teatro X de Novembro lotado, a conversa seguiu por diversos temas, como, por exemplo, a trajetória do cantor, a educação e orap. “Também gosto de falar sobre a vida. Gosto da poesia em todas as suas formas. Com a música e com a escrita consigo transmitir quase que qualquer tipo de emoção”, afirmou.
Para o prefeito Renato Gama Lobo, a cultura deve se manter acesa no município. “Eventos como a Feira do Livro, que movimentam e levam as pessoas a refletirem sobre a cultura, nos mostram a importância de cultivar cada vez mais essas ações”, ressaltou.
Para o ano que vem, a ideia é que a feira seja ainda maior. Segundo o presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (FUCISF), Daia Carvalho, a feira será internacional. “Nosso sonho para o ano que vem é transformar esse evento e começar a exportar cultura. Nós temos muita riqueza cultural em nossa cidade, não podemos apenas importar e sim exportar nossos talentos”, destacou.