Numa iniciativa inédita, o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional, e a Sociedade Fraunhofer para a Promoção da Pesquisa Aplicada ajudarão Joinville a pensar sua mobilidade.
Joinville será a primeira cidade do Brasil e de toda a América a ser objeto de intervenção do Mobility City Lab. Para marcar o momento, os representantes do GIZ, Esther Linner e Fernando Fontes, serão recebidos pelo prefeito Udo Döhler e pelo secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Danilo Conti, no dia 11 de setembro, às 14 horas, no Gabinete do Prefeito.
Num primeiro momento, o foco do Mobility City Lab Joinville será na área de mobilidade, a fim de estudar a dinâmica urbana da cidade e, em conjunto, construir projetos de mobilidade urbana e sustentável, focada na eficiência energética do transporte. O projeto envolverá preparação, pesquisa e análise de dados, avaliação no local e, por fim, os resultados.
Até o dia 23 de outubro, os técnicos analisarão à distância os documentos sobre mobilidade reunidos pela Sepud. A partir do dia 23 de outubro a 1o de novembro, eles retornam a Joinville para conversar com especialistas nas áreas de transporte e mobilidade da cidade, acadêmicos, empresários e sociedade civil organizada, em reuniões técnicas.
A prefeitura de Joinville terá acesso a conteúdos, ferramentas e metodologias usadas pelo GIZ. “Será uma grande oportunidade de colaborar com a mobilidade de Joinville”, declara Danilo. No dia 1o de novembro será promovido um workshop de fechamento.
Especialista em projetos de cooperação
O GIZ foi fundado em 1975, por Erhard Eppler, cujo principal acionista é o governo federal alemão. É especializado em projetos de cooperação técnicos e de desenvolvimento sustentável em escala mundial.
A Sociedade Fraunhofer é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 69 institutos espalhados por toda a Alemanha. Cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. Emprega mais de 24.500 pessoas, principalmente cientistas e engenheiros.
O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia).
O que é um City Lab
Braço da iniciativa “Cidade do Futuro” (Morgenstadt), é um laboratório urbano de estudos temáticos inerentes à cidade. Trabalha com determinadas cidades para a análise de desafios em planejamento urbano sustentável e inteligente.