A 79ª Festa das Flores de Joinville, que acontece de 14 a 19 de novembro, no Complexo Expoville, traz o tema “Jardins do Futuro” apresentado em um projeto paisagístico inovador, planejado para levar o visitante a refletir sobre a importância de como integrar meio ambiente e tecnologia.
Como parte da proposta, também marcada pela exuberância das plantas, o maior evento turístico da cidade destaca a participação da área cultural de Joinville, com a presença de obras e exposições de arte, em diferentes espaços do evento.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, a união entre a cultura e o turismo representa um ganho para a festa e, também, para a cidade.
“Nossa expectativa é receber 100 mil pessoas, durante os seis dias do evento. Temos um projeto inovador que vai impressionar o público, da mesma forma como nos surpreendeu. E pela primeira vez, os setores de turismo e cultura estão trabalhando juntos na realização da festa oficial de Joinville, parceria que resultará em um evento ainda mais rico e belo”, afirma Esbiteskoski.
Uma das atrações será a exposição “Cabeças Pensantes”, composta por quarenta esculturas de argila, que trazem diferentes rostos e semblantes. Da cabeça de cada obra, sairá um arranjo criado pelo designer floral, Moa Medeiros, representando a consciência e o respeito de cada indivíduo pelo meio ambiente.
A mostra “Cabeças Pensantes” foi idealizada pela professora Ester König e a confecção das peças foi feita pelas ceramistas do Ateliê Marcos Avancini – sediado na Casa da Cultura de Joinville -, sob a coordenação do próprio professor e escultor.
Os bustos estarão à mostra na rampa de acesso ao pavilhão, e darão as boas vindas aos visitantes em uma bela exposição de arte.
Para levar compreensão e conectar o público a essa coleção, o coreógrafo, professor e diretor teatral, Lucas David, juntamente com outros três artistas de teatro, interpretarão personagens inspirados na deusa da mitologia grega, Flora, com mensagens de sentimentos e responsabilidade com o meio ambiente. As apresentações acontecerão em diferentes horários, durante a programação da 79a Festa das Flores.
Outras obras de arte que darão beleza especial à Festa das Flores serão as bailarinas de bronze esculpidas pelo bailarino e artista plástico Pedro Dantas, de Blumenau. Exibidas ao público pela primeira vez, as obras representam a dança – um dos ícones de Joinville – e estarão expostas sobre um lago que integra o cenário da exposição.
Em outro espaço da festa, peças produzidas pelos alunos da Escola de Artes Fritz Alt, integrante da Casa da Cultura de Joinville, ganharão destaque. A mostra vai reunir fragmentos de exposições realizadas durante este ano, na Casa da Cultura, com trabalhos realizados nos cursos de Desenho, História em Quadrinhos, Tecelagem e Tapeçaria e, também, pelas crianças da Escolinha de Artes.
Já os alunos do curso de cerâmica prepararam, especialmente para a exposição na 79ª Festa das Flores, uma coleção de folhas artísticas que homenageiam o evento.
Informações adicionais
Diego Rosa
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)