You are currently viewing Seminário Unindo Forças Acontece Dia 12

Seminário Unindo Forças Acontece Dia 12

  • Post author:
  • Post published:22 de novembro de 2017
  • Post category:Sem categoria

Há três anos a Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina traçou um diagnóstico sobre a atuação das controladorias municipais em Santa Catarina.

O resultado foi abaixo do esperado, pois os órgãos tinham uma atuação extremamente fraca ou inexistente. Para mudar este cenário, o Ministério Público de Santa Catarina em parceria com outros órgãos públicos criou o Programa Unindo Forças, que tem como objetivo fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios Catarinenses (UCIs).

Segundo o promotor de justiça, Samuel Dal-Farra Naspolini, as controladorias fortes são um instrumento essencial e permanente da boa gestão e por isso elas não devem estar atreladas a apenas uma administração, ou seja, um único mandato. Por isso, o Ministério Público de Santa Catarina incentiva que os prefeitos incluam em seus programas de governo iniciativas para fortalecer a atuação permanente e eficaz das controladorias.

A Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) está promovendo uma série de encontros regionais com o objetivo de divulgar o Programa Unindo Forças e as perspectivas para o fortalecimento das controladorias internas dos municípios catarinenses. Os encontros são voltados para prefeitos, controladores internos municipais, secretários municipais, vereadores, procuradores e promotores de justiça.

Durante os encontros são abordados os desafios das controladorias, como as dificuldades de início de mandato, as áreas sensíveis da administração e do controle interno e medidas preventivas e de combate à corrupção. O diretor geral da EGEM, Alexandre Alves, fala sobre como construir unidades de controle efetivas. O seminário também aborda casos práticos de improbidade administrativa e falha de controle.

Objetivo:

Apresentar o diagnóstico das unidades municipais de controle interno e debater alternativas para fortalecimento das Controladorias, através da conjugação de esforços entre órgãos administrativos e órgãos de controle externo.

Público alvo:
Prefeitos, controladores interno e promotores de Justiça.

 Se inscreva: http://egem.org.br/detalhe/?id=415