A manhã e o início da tarde de sábado foi diferente para as crianças e mesmo seus familiares que residem no bairro Itinga, próximo da Escola Municipal Francisco Jablonsky. Pela primeira vez, em muito tempo, eles tiverem um dia de lazer e diversão, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Foi o lançamento do projeto Brincadeira de Criança que levou aos pequenos, 7 brinquedos que fecharam a Rua Joel Elias Steil.
Duas camas elásticas, mesa de aero hockey, torre de escalada, futebol de sabão, tobogã e guerra de cotonetes. Além de apresentações musicais de artistas locais como a banda ETC e Tal, o Grupo Só Hoje e a banda de músicos da Escola de Música Cristhian Rafael de Oliveira.
Também marcaram presença e animaram as crianças e seus familiares, os bailarinos da Fundação Municipal de Cultura.
“O evento foi um sucesso. Nós recebemos cerca de 500 pessoas. O projeto surgiu com a intenção de levar a diversão para as comunidades, principalmente onde há poucas opções de recreação, onde há famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo principal é envolver as crianças e as famílias e proporcionar uma manhã divertida e nós conseguimos cumprir esse objetivo”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Paulino Sérgio Travasso.
Segundo ele, o evento deve acontecer uma vez por mês e cada edição em um local diferente. O investimento na aquisição dos brinquedos, em sua maioria, infláveis foi de R$56 mil de recursos próprios. O próximo “Brincadeira de Criança” está marcado para o dia 26 de agosto, sempre no mesmo horário, das 9h às 13h. Desta vez acontece no Centro da cidade, dentro da Escola de Ensino Básico Almirante Boiteux, junto da “Feira da Saúde”.
“Nós vamos manter esse mesmo horário em todas as edições do projeto para que fique marcado que uma vez por mês, nesse horário, uma comunidade da cidade vai receber esse dia diferente, esse dia de diversão e entretenimento, esse dia de lazer”.
E a iniciativa foi aprovada tanto pelos pequenos, quanto pelos adultos. Gilsomar Faísca levou a filha para se apresentar no palco do evento e adorou o que viu: “Acho muito bom projetos como esse. A cidade estava precisando”, diz. A pequena bailarina, Ana Clara Faísca, além da ansiedade para subir ao palco e apresentar a coreografia “Os encantos da festa do maracujá”, também já havia escolhido o brinquedo para começar a diversão: a torre de escalada, aponta a menina com entusiasmo para o brinquedo.
Michele Adriano, também levou sua pequena Alice Adriano para brincar. Alice tem 2 anos e é miss Santa Catarina Baby 2018. Além da brincadeira também subiu ao palco para se apresentar. “É uma ótima iniciativa para a comunidade. Para as pessoas que não têm tantos recursos para ir a outros lugares”, comenta Michele.
Havia brinquedos para todos os gostos. Guilherme Rodrigues de Almeida, também já havia decidido seu brinquedo favorito: “Pra mim é uma coisa bem boa que fizeram para as crianças e eu quero ir primeiro no futebol de sabão”. A mãe, Ana Clara de Oliveira Rodrigues também adorou o evento: “Estou achando uma coisa muito boa pra comunidade, pras crianças. Está sendo muito legal”.
E quem conhece de perto a realidade da comunidade também só teve elogios ao projeto, como Sérgio Martins de Oliveira que atua na Associação de Moradores do bairro. “Estou achando muito positivo. Precisamos realmente de iniciativas como esta pra aproximar ainda mais a comunidade da Prefeitura. As crianças com certeza vão gostar”.
E para quem pensa que foi um dia apenas de brincadeira, o projeto ainda tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da criança. “O Brincadeira de Criança pretende cobrir um vazio, ao proporcionar um lugar onde a criança possa exercer a liberdade e descobrir o que gosta, quer e consegue fazer. Além de transformar um espaço de constante estímulo à criatividade”, diz Paulino.
Em todas as edições, os brinquedos seguirão acompanhados por monitores. E a programação mensal estará disponível no site da Prefeitura, assim que definida pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.
Informações: 3447 1080