Jovens interessados em aprender a tocar um instrumento musical e que tem o desejo de fazer parte de uma corporação musical, podem se inscrever para participar da Banda Municipal de Campo Alegre – BAMUCA.
Os musicistas, ao integrarem a Banda, passam a participar de aulas teóricas sobre música, como, por exemplo, aprendem a ler as partituras musicais. Além das aulas teóricas, ministradas pelo Maestro Anderson Furtado, os alunos também participam de aulas práticas e se apresentam em eventos oficiais e culturais dentro e fora do município de Campo Alegre, nos quais a BAMUCA é convidada.
As inscrições para fazer parte da Banda Municipal estão abertas e os interessados devem procurar a Casa da Cultura, nas segundas e quartas-feiras, no horário das 8h às 17h.
Conforme o Maestro Anderson Furtado, a banda tem vagas disponíveis para os instrumentos de sopro e percussão. “Estamos também esse ano com vagas para meninas para a linha de frente da banda. A idade mínima exigida para iniciar os estudos é nove anos”, disse o Maestro.
A Banda Municipal de Campo Alegre tem como objetivo principal oportunizar, semear e desenvolver o gosto pela música em crianças e jovens fomentando a prática de atividades com grande valor cultural no município e a formação de valores musicais na comunidade.
Anderson conta que uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da música. “Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar”, finalizou Anderson.
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre