O secretário executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, esteve presente na Assembleia Geral Extraordinária da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), realizada na última segunda-feira em São José, representando o presidente da Associação e prefeito de Barra do Sul, Ademar Henrique Borges.
Os principais temas discutidos na reunião foram a venda de sala comercial da Egem, em Florianópolis, para a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a análise e aprovação do Termo de Cooperação entre Egem, Fecam e as Associações de Municípios.
Criada em 2007 com o objetivo de promover a capacitação dos servidores públicos e prestar assessoria aos municípios, a Egem é presidida pelo prefeito de Rio Negrinho, Julio Cesar Ronconi, e abrange cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Para Tufi, a instituição é de grande relevância: “Santa Catarina, de maneira geral, é um estado referência do ponto de vista da organização associativa. Nesse sentido nenhum outro estado do país tem a organização que a gente tem, com sedes, com estruturas, com pessoal para dar capacitação e suporte. A gente é referência nacional do ponto de vista do municipalismo”.
Uma das medidas aprovadas na assembleia para possibilitar o equilíbrio financeiro da instituição é a adoção de treinamentos via plataformas de Ensino à Distância (EAD). O secretário executivo esclarece que “está sendo feita readequação no planejamento, reorganização do pessoal e da estratégia de trabalho para que a Egem possa ser fortalecida”.
Na reunião também foi apresentado o parecer do conselho fiscal e o relatório de medidas financeiras e administrativas tomadas em referentes ao atual exercício, além do balanço do ano de 2018 da Egem.